domingo, 21 de março de 2010

As atitudes da população em relação à discriminação


Um estudo a nível europeu revelou que as pessoas acreditam que a discriminação em relação à idade e deficiência está a aumentar. Os entrevistados, também, consideraram que a recente recessão pode conduzir a uma maior discriminação no mercado de trabalho
O inquérito Eurobarómetro analisou as atitudes em relação à discriminação em toda a EU, em 2009.
Cerca de uma em cada seis pessoas afirmam ter sofrido algum tipo de discriminação ou assédio no ano passado por causa do seu género, deficiência, origem étnica, idade, orientação sexual, religião ou crença.
Tal como em 2008 - quando uma pesquisa semelhante foi realizada – a idade foi a razão mais comum para as pessoas relatarem a discriminação, com 6% dos entrevistados a afirmarem que era um problema para eles. Para além disso, registou-se um forte aumento na percepção da discriminação baseada na idade e deficiência. Em 2009, 58% dos entrevistados disseram que a discriminação devido à idade é generalizada, em comparação com 42% em 2008. Para a discriminação tendo por base a deficiência o valor é de 53%, acima dos 45% do ano passado.
Os europeus parecem estar preocupados com a crise económica pois pode, em alguns casos, agravar a desigualdade. Por exemplo, 64% dos entrevistados acreditam que a recessão pode resultar em discriminação para os de mais idade no mercado de trabalho. A origem étnica (57%) e a incapacidade (56%) também foram sinalizadas como principais áreas onde a discriminação pode aumentar.
É essencialmente em momentos como estes que devem ser implementadas políticas anti-discriminação para proteger grupos mais vulneráveis da sociedade. No entanto, 49% dos europeus temem que os [seus] países possam tornar as políticas e os orçamentos destinados a promover a igualdade e diversidade menores por causa da recessão. Apenas cerca de um terço das pessoas pensavam o contrário.
Vale a pena pensarmos nisto!...

Sem comentários:

Enviar um comentário