segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CANDIDATOS ELEITOS


Na passada 6ª feira terminou o apuramento geral dos resultados eleitorais das eleições autárquicas do dia 29 de Setembro, tendo o Presidente da Assembleia de Apuramento Geral do concelho de Salvaterra de Magos, Dr. Pedro Miguel Ferreira Lopes, tornado público que:







Votos de bom trabalho para todos os eleitos que vierem a tomar posse no decurso da próxima semana, pois o presente e o futuro do concelho de Salvaterra de Magos também está nas suas mãos.

6 comentários:

  1. Não entendi esta distribuição o PS ganhou as eleições correcto, mas porque é que estão os outros partidos no meio, o PS ja fez coligação com alguem para ter a maioria absoluta ou não

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os resultados eleitorais são transformados em mandatos na Câmara, na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesia pela aplicação do método de Hondt.
      Sendo assim esse método define um conjunto de procedimentos que ditam a ordem de eleição para cada um dos órgãos e é isso que está acima.
      A Câmara Municipal tem 7 membros e é dito quais são os 7 eleitos e qual o seu nome.
      A Assembleia Municipal vai ter 21 eleitos a que se somam os 4 Presidentes de Junta.
      As Assembleias de Freguesia de Muge e da União Glória-Granho vão ter 9 membros e as Assembleias de freguesia de Marinhais e de Salvaterra-Foros vão ter 13 membros.
      Se algum daqueles eleitos não quiser tomar posse é substituído pelo nome seguinte do mesmo partido, coligação ou movimento.

      Eliminar
  2. Um pedido de esclarecimento o que acontece nas freguesias que não há maioria o partido que ganha tem de fazer alguma coligação para a junta?
    e as assembleias de freguesia tem de ter quantas pessoas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que respondi em parte acima.
      A Assembleia de Freguesia vota favoravelmente, desfavoravelmente ou em branco a proposta do Presidente de Junta eleito para a constituição do executivo da Junta de Freguesia, os membros da Assembleia de Freguesia que forem para a Junta de Freguesia são substituídos pelos elementos seguintes desse partido.
      Se a proposta do Presidente não for aprovada ele pode apresentar de novo a proposta ou outra proposta, no limite se a sua proposta for sempre recusada pela Assembleia de Freguesia terá de haver novas eleições, o que aliás aconteceu em 2009 no concelho vizinho de Benavente.

      Eliminar
  3. se entendi pela sua explicação pode haver novas eleições no concelho de Salvaterra de Magos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Numa qualquer Assembleia de Freguesia - ou em várias - pode suceder. Para a Assembleia e Câmara Municipal a questão não se coloca.

      Eliminar