quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A SAÚDE EM RISCO


É cada vez mais preocupante a falta de médicos no concelho de Salvaterra de Magos. De acordo com a informação que veio a público pela Comissão de Utentes do concelho de Salvaterra de Magos, depois de reunião tida com a responsável do ACES da Lezíria, drª Paula Rodrigues.


Transcrevemos de seguida essa nota à imprensa que nos deixa a todos perplexos, pois os Serviços do Ministério da Saúde depois de encerrarem os postos de saúde de Muge e do Granho, preparam agora o encerramento do posto de saúde da Glória do Ribatejo e vão deixar o Posto de Saúde de Marinhais com apenas 1 médico.  
Vamos ter de reunir, hoje, com a Comissão de Utentes e, logo que possível, com os responsáveis do Ministério da Saúde e brevemente daremos conta do evoluir da situação.



NOTÍCIA DISPONÍVEL EM
O encerramento do posto médico de Glória do Ribatejo e o possível fecho do posto médico de Foros de Salvaterra está a revoltar a Comissão de Utentes de Saúde do Concelho de Salvaterra de magos.
Após uma reunião na quinta-feira, dia 17, com a diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria, a comissão ficou a saber que no caso da Glória do Ribatejo, a médica até agora colocada, vai sair até ao final do ano, e não há substituição, uma situação que também abrange o Granho e Muge. Já o posto médico de Marinhais vai ficar apenas com um médico.
Em Foros de Salvaterra, que tem um médico reformado, com contrato de acumulação, pode vir a ser encerrado em função da nova legislação. Mas não é tudo: o Centro de Saúde de Salvaterra de Magos tem 4 médicos em actividade, sendo que 2 deles tem condições para ser reformados.
Para esta segunda-feira, 21 de Outubro, está prevista a inauguração em Salvaterra de Magos, da Unidade de Cuidados da Comunidade, só que, para esta estrutura funcionar, Glória e Marinhais vão ficar apenas com 1 enfermeiro.
Face a este cenário catastrófico e demolidor do Serviço Nacional de Saúde no Concelho de Salvaterra de Magos, cujos fins são há muito conhecidos, a Comissão de Utentes vai solicitar com caráter de urgência, uma reunião à Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, para definir formas de atuação e de luta.
A comissão apela ainda aos munícipes do Concelho de Salvaterra de Magos “para se manterem unidos na defesa dos seus direitos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário