sábado, 5 de outubro de 2013

UMA CASA NUM CASTELO


Um prémio de arquitectura que distingue a estabilização das ruínas de um castelo do século XII e a sua utilização como habitação contemporânea.  As fotos que junto são suficientemente elucidativas.


Uma casa de férias construída dentro das ruínas de um castelo do século XII foi galardoada com o maior prémio de arquitectura da Grã-Bretanha, o RIBA Stirling Prize 2013, sendo esta a primeira vez que um projecto de conservação triunfa.


O castelo Astley, em Warwickshire, Inglaterra, destruído por um incêndio em 1978, estava em perigo de derrocada, até que sofreu reestruturações no valor de €1,6 milhões (R$ 4,8 milhões) pela Landmark Trust, que recupera edifícios com importância histórica ou arquitectónica.




Os juízes do prémio consideraram que o projecto vencedor lidou com as ruínas com “inteligência”, acrescentando-lhes uma arquitectura “rica, visualmente bonita e táctil”.




O edifício tinha vindo a receber uma série de acrescentos ao longo dos séculos, desde os tempos medievais, pelo que era difícil para os arquitectos saber qual o período a imitar. Por isso mesmo, decidiram estabilizar as ruínas e definir um projecto novo para o interior da estrutura – neste, cada detalhe foi pensado de forma cuidadosa, a partir de um padrão de tijolos específico.




“O castelo Astley é um excepcional exemplo de como a arquitectura moderna pode revitalizar um monumento antigo”, defendeu Stephen Hodder, presidente do Royal Institute of British Architects. “Isto é significativo porque, em vez de um projecto de restauro convencional, os arquitectos projectaram uma casa contemporânea incrivelmente poderosa que está habilmente interligada com os seus 800 anos de história.”




Esta foi a primeira vez que a Landmark Trust nomeou arquitectos para criar uma habitação dentro das ruínas de um edifício antigo.




O castelo foi usado pela última vez como hotel, antes de ter sido destruído por um incêndio em 1978, e continuou a deteriorar-se até à aprovação do projecto para o transformar numa habitação. A construção ficou concluída em Abril de 2012 e o castelo foi inaugurado como casa de férias em Julho do mesmo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário