domingo, 20 de outubro de 2013

1ª INTERVENÇÃO ENQUANTO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVATERRA DE MAGOS


Depois da tomada de posse como Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, acto público que teve lugar na passada 6ª feira no auditório (repleto) da escola Profissional, a Mesa da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos deu-me a oportunidade de dirigir aos presentes algumas palavras. 
Publico de seguida, para os que não puderam estar ou para os muitos que não tiveram lugar na sala, o texto integral da intervenção que fiz na altura. O meu agradecimento a todos os que me têm feito chegar os seus votos de parabéns e de êxito.


BOA NOITE.
Caro Francisco Madelino quero começar por o cumprimentar e saudar a sua eleição para Presidente da Assembleia Municipal, cumprimentos que estendo naturalmente aos demais membros da Mesa da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos.
Permitam-me que destaque nesta oportunidade aquele que é provavelmente um dos mais antigos – ou mesmo o mais antigo – autarca em funções no nosso concelho. Tudo começou para ele em 1979. Durante 2 mandatos foi Presidente da Assembleia de Freguesia da sua terra e pelo meio ainda teve uma passagem pela presidência de uma comissão executiva da sua Junta de Freguesia.
De lá para cá tem estado sempre nesta Assembleia Municipal e vai continuar, pelo menos até 2017. Serão mais de 3 décadas e meia de serviço gracioso à democracia e ao Poder Local.
O vosso, o nosso aplauso, para o Presidente cessante desta Assembleia Municipal, Francisco Cristóvão.
Saúdo também todos aqueles que constituem esta Assembleia Municipal e, em particular, os Presidentes das Juntas de Freguesia que estarão sempre - não tenho qualquer dúvida disso - na linha da frente no apoio às populações.
Saúdo igualmente todos os vereadores que durante 4 anos estarão na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, esperando que todos sejamos capazes de valorizar mais o que nos une do que "cavar" aquilo que nos possa dividir.
Agradeço por fim, mas não por menos, à população do concelho, aos que confiaram e nos deram a maioria dos votos e a todos vós que aqui puderam estar presentes.
Encerrado o processo eleitoral tudo farei para conseguir ser um Presidente de Câmara aglutinador, mobilizador e atento.
Tudo farei para estar à altura do desafio de representar as pessoas, todas as pessoas, que connosco partilham a vida neste concelho.
Vamos procurar garantir uma mudança tranquila e competente. Asseguro-vos que a nossa equipa trabalhará muito para conseguir resultados, e estou certo que nisso seremos ajudados pela esmagadora maioria dos que aqui estão hoje.
Os desafios e as ameaças que incidem sobre as autarquias são enormes.
Fecharam-nos postos de saúde e balcões da segurança social, retiram-nos médicos e querem afastar das populações a prestação de cuidados de saúde. Uma população que cada vez mais é envelhecida, que tem menos dinheiro para viver e nalguns para subsistir, que não tem transportes públicos em número e em preço que permita, quando necessário, buscar auxílio.
As autarquias têm cada vez menos dinheiro para fazer obra, para cuidar do dia-a-dia das pessoas e para ajudar os mais necessitados.
Vamos dar a este projecto – que é viver aqui e neste tempo, no concelho de Salvaterra de Magos - o que temos de melhor.
Com a ajuda dos autarcas das Juntas e Assembleias de Freguesia, dos eleitos nesta Assembleia Municipal e na Câmara Municipal, qualquer que seja a sua preferência ideológica, talvez tenhamos sucesso.
Definimos alguns eixos de actuação prioritária. Entre eles a questão da saúde – que não é uma competência do poder local - mas é uma grande preocupação.
O desenvolvimento económico, a fixação de empresas, a captação de investimentos, o incremento da oferta turística, a preservação do ambiente, a valorização dos nossos usos e costumes, das nossas tradições, e a divulgação do nosso concelho e do património edificado, cultural e natural terão de merecer muito do nosso esforço, pois só assim criaremos emprego.
Mais do que palavras bonitas vocês esperam acção. E aí - na acção - eu estou mais confortável do que aqui na prelecção J 
Espero sinceramente não vos desiludir, porque seria também para mim e para os muitos que ajudaram e vão ajudar a construir este projecto – que é para todos nós - uma grande desilusão.
Caro Presidente, caros deputados municipais, caros colegas na vereação da Câmara, autarcas e amigos, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos é a vossa casa
Cabe-nos agora a nós cuidar dela, vamos fazê-lo com muito esforço e total dedicação e no fim gostaríamos de a entregar a quem nos suceda com a consciência tranquila de quem tudo fez para a dignificar e honrar. O futuro dirá se fomos bem sucedidos, vamos fazer por isso. 
Viva o concelho de Salvaterra de Magos. Obrigado.

1 comentário:

  1. A todos os tomaram posse e irão dirigir os destinos do Município no próximos 4 anos, a todos desejo as melhores felicidades pessoais e no trabalho que agora começa. Desejo acima de tudo que não pensem "estratégia política" não pensem em interessses que não sejam os do Concelho e de quem cá vive. Pensem SALVATERRA, porque Salvaterra precisa e merece.

    ResponderEliminar