Na última reunião de Câmara os vereadores foram confrontados com o Balanço das Festas do Foral, dos Toiros e do Fandango, edição 2011, que reflecte os custos e os proveitos das últimas Festas de Salvaterra de Magos.
Da sua leitura podemos concluir que o prejuízo acumulado com esta realização ascendeu a 14.229,41€, mesmo depois de utilizado o saldo de 4.267,39€ deixado pela Comissão do ano anterior. Ficaram por cobrar, como refere aquele documento 2.295,00€
(clicar em cima do Balanço para o ler melhor)
Perante esta realidade os vereadores ratificaram unanimemente o Protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e a Associação das Festas do Foral dos Toiros e do Fandango, neste acto representada pelo seu Presidente o Sr. Mário José Gonçalves, o que permitiu adicionar mais 6.000€ ao apoio anterior da autarquia que fora de 3.500€.
Em face da preocupação generalizada de TODOS os autarcas com esta situação, que se se repetisse em outras Festas do concelho tornaria inviável a ajuda da Câmara pelos montantes financeiros envolvidos, o vereador Helder Esménio afirmou que a programação das festas deve ter sempre em linha de conta a capacidade de angariar verbas, o que infelizmente aqui não sucedeu, mas não deixou de frisar que já em outra edição destas Festas a Câmara Municipal tinha suportado parte (ou mesmo a totalidade) dos prejuízos de outra(s) Comissão(ões). Lembrou ainda que tinha havido dificuldade em arranjar uma Comissão e que por essa razão esta iniciara tardiamente a sua actividade, o que terá condicionado muito a recolha de apoios. [A Srª Presidente da Câmara retorquiu afirmando que também a Comissão de Festas de 2010 avançara tarde e obtivera lucros].
Aquele vereador sublinhou que a Associação que vai receber esta nova ajuda é uma associação privada sem fins lucrativos, que prossegue fins de interesse público.
Resta-nos desejar que a edição de 2012 seja mais apoiada pela população e que a sua programação se ajuste melhor às disponibilidades financeiras.
Onde está representado no balancete o lucro deixado pela Comissão transacta?
ResponderEliminarNão estando, deverá concluir-se que o prejuízo é superior ao apresentado, a esse terá de se somar o montante em caixa ( o qual foi gasto pela actual comissão)
O prejuízo real ronda os 19 mil euros, ou estarei enganado?
Se olhar para a coluna das receitas verá que está indicado o saldo transitado da Comissão de Festas do ano anterior, não há por isso qualquer omissão. Creio também que o 2º parágrafo do texto deste post é esclarecedor e reproduz fielmente o que o Balanço detalha.
ResponderEliminarOlhei e digo-lhe:
ResponderEliminarEstá mal representado, o que transitou não é uma receita desta Comissão, logo o prejuízo que deveria ser do exercício, ficou como prejuízo global da Associação.
Mesmo a sua explicação, também não é a mais correcta.
O saldo da anterior comissão deveria estar à parte, sendo depois apurado o prejuízo do exercício (cerca de 19 mil euros), ao que com o saldo transitado daria o prejuízo global efectivamente representado.
Estou correcto ou não?
Como compreenderá não fiz o "Balanço", limitei-me a apresentá-lo. A minha explicação - teor do post - afigura-se-me correcta e isenta.
ResponderEliminarFica também o seu comentário/observação e assim talvez os leitores deste espaço terão mais informação.