sábado, 24 de setembro de 2011

OUTRA CHAMADA DE ATENÇÃO


Na última Assembleia de Freguesia dos Foros de Salvaterra, realizada ontem à noite, os deputados de freguesia eleitos pelo Partido Socialista chamaram a atenção do executivo da Junta (BE), para o facto de se estar a fazer um passeio na Rua Imaculado Coração de Maria, precisamente quando as aulas começaram, o que prejudica a circulação no local. Pior, ainda, é não estar prevista a criação de estacionamentos.
Estes deputados de freguesia pediram para ser também feito o passeio que há anos - inexplicavelmente - aguarda pela colocação de pavê, apesar de o lancil já lá estar há muito e que fica junto à Rua do Meio. Insistiram na necessidade de se sinalizarem melhor os cruzamentos e entroncamentos com esta Rua, pois infelizmente já lá ocorreram muitos acidentes graves. Solicitaram ainda que se fizesse algo para reduzir as velocidades de circulação na EN 114-3, principalmente no atravessamento dos Foros de Salvaterra e da Várzea Fresca. A título de exemplo sugeriram a colocação de mais semáforos nos cruzamentos e a elevação de passadeiras.
Reproduz-se seguidamente o texto da sua intervenção.

Assembleia de Freguesia dos Foros de Salvaterra de 23-09-2011
Intervenção da bancada do PS

1. É pena que só quando se estavam para iniciar as aulas na Escola do estanqueiro, precisamente na altura em que haveria mais trânsito, é que a nossa Junta e a Câmara Municipal decidiram dar início ao arranque de lancis e ao refazer do pequeno troço de passeio que está a ser feito na Rua do Imaculado Coração de Maria.
2. Lamentamos que se esteja a fazer esta pequena obra, depois de tantos meses sem nada se fazer na freguesia, e não se tenha sequer pensado em criar mais estacionamento naquele local, que ajudaria os pais quando vão buscar as suas crianças à escola, os comércios que ali existem e ainda os que participam em cerimónias religiosas na Igreja. É uma pena que mais uma vez se desperdice esta oportunidade!
3. Os estacionamentos podiam ser criados recuando um pouco ou o muro do logradouro da igreja ou o muro da própria escola, e isso seria o suficiente para desimpedir a faixa de rodagem da R. Imaculado Coração de Maria precisamente no local onde tem mais trânsito.
4. Esperemos bem que, desta vez, se coloque o resto do pavê que faltou junto ao entroncamento com a Rua do Maio, pois há vários anos que temos ali lancis e não temos passeio, o que é uma vergonha para todos nós.
5. Ainda porque estamos a mexer nesta rua as pessoas começam a ter dificuldade em perceber porque leva tanto tempo a Junta a convencer a Câmara para colocar sinais que melhor sinalizem os cruzamentos, pois já foram vários os acidentes graves por os automobilistas não se aperceberem dos entroncamentos.
5. Preocupa-nos ainda a velocidade excessiva com que os veículos percorrem a EN 114-3, quer nos Foros de Salvaterra, como na Várzea Fresca. As nossas povoações estão literalmente cortadas ao meio e o perigo espreita a toda a hora. E o que é que já fizemos, entretanto, para diminuir este risco?! Bem pouco, infelizmente! É talvez chegado o momento de a Junta de Freguesia pedir a colocação de mais semáforos nalguns dos cruzamentos mais perigosos e ao mesmo tempo avançar para a construção de algumas passadeiras elevadas, colocadas em sítios estratégicos na Estrada Nacional e assim conseguir que as velocidades diminuam. Não estamos a pedir muito! Não estamos a falar do Centro Escolar que nos foi prometido, nem do Pavilhão que todos têm e nós não, é apenas melhorar a segurança e criar alguns estacionamentos.

Muito obrigado.
Salvaterra de Magos, 23 de Setembro de 2011


2 comentários:

  1. O senhor não fala na Assembleia de Freguesia do Granho por que motivo?, talvez por não lhe ser conveniente, pois o presidente da Assembleia era da lista do PS e pediu a demissão, porque não coloca aqui os fracassos da sua lista?

    ResponderEliminar
  2. Embora o seu comentário nada tenha que ver com o teor do post não quis deixar de o publicar para lhe poder dar alguns esclarecimentos.
    Caro(a) anónimo(a):
    1. Este espaço que seguramente acompanha não é, nem pretende ser um órgão de comunicação social, embora divulgue mais o concelho, as suas acções e colectividades que muitos órgãos da comunicação social local e regional;
    2. Desde já lhe agradeço que sempre que note qualquer falha na divulgação de um qualquer evento que nos faça chegar a informação - por comentário ou por email;
    3. Acredito que tenha feito a mesma reclamação juntos dos outros espaços de comunicação (sites ou blogs) das demais forças partidárias que têm autarcas no Granho pois nenhuma delas se referiu à Assembleia de Freguesia. Se o não fez fica claro que o que tem em mente não é defender o Granho mas tentar denegrir aqueles que procuram pela sua acção reivindicativa e assinalando falhas levar mais coisas para essa freguesia;
    4. Permita-me também que lhe peça, solicite na Junta de Freguesia do Granho a divulgação do Edital com a realização das Assembleias de Freguesia na própria página on line da autarquia, ajudava.
    5. Quanto ao mais a sua afirmação é caricata. Se é verdade que o Presidente da AF se demitiu, também é verdade que no mesmo dia se demitiu o secretário (BE). E isso não são fracassos. Da mesma forma que não foi fracasso quando o Presidente da Assembleia de Freguesia dos Foros de Salvaterra se demitiu (eleito pelo BE), tal como não é outro fracasso a demissão do vice-Presidente da Câmara (BE) ou de vários deputados municipais de todos os partidos.
    6. Ao contrário de si nós compreendemos que as pessoas têm circunstâncias na vida que os pode levar a não poder cumprir o mandato até ao fim, daí haver mais elementos nas listas.
    7. Fracassar é desistir e pode ficar tranquilo que esta candidatura FAZER POR TODOS NÓS, FAZER PELO CONCELHO DE SALVATERRA, não vai capitular, nem vai deixar de defender os interesses dos que vivem no concelho de Salvaterra de Magos.
    Obrigado pela sua participação.

    ResponderEliminar