segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CUIDAR UM POUCO MAIS DOS FOROS DE SALVATERRA

(EN 114-3 ao Estanqueiro)

Depois das críticas que aqui deixámos ao deplorável estado em que se encontra esta pequena zona verde - infelizmente os Foros de Salvaterra têm bem poucas! - parece que já se iniciaram os trabalhos de remoção de vegetação seca que cobria este espaço antes arrelvado e ajardinado. Face à localização central do canteiro talvez fosse pertinente acelerar um pouco mais a intervenção!


São infelizmente tantos os pavimentos das estradas alcatroadas dos Foros de Salvaterra a necessitarem de reparação e de um novo tapete, que esta foto mais não é que o reflexo da situação que a população diariamente sente. Os estacionamentos junto à Junta de Freguesia, ao Parque Infantil, à Pré-primária e ao Centro de Dia são já mais sarrisca  e remendos do que um pavimento betuminoso!


Este é o embrião de uma futura Zona Desportiva que esta freguesia vai ter de ter como as demais. Ao fundo o campo de futebol "pelado" do Grupo Desportivo Forense. Infelizmente os Foros de Salvaterra continua a não poder contar com um Pavilhão Desportivo como já acontece em Salvaterra, Marinhais, Glória e Muge. Vai ser preciso recuperar tanto atraso!

3 comentários:

  1. Num momento que tanta se aperta o cinto o Sr. Eng.º pensa mesmo ser necessário um pavilhão para a freguesia dos Foros, com o respeito que as suas gentes me merecem? Se for por uma questão de igualdade de tratamentos então importa dizer que na minha opinião considero os pavilhões da Glória do Ribatejo e de Marinhais um desperdício de dinheiro publico olhando apenas para as respectivas taxas de utilização que de acordo com o que tenho conhecimento é muito baixa ou mesmo nula nos dois casos. Assim deveria ter sido efectuado um planeamento e apenas ter sido construído um pavilhão que serviria as 2 freguesias da mesma forma que o pavilhão de Salvaterra poderá servir também a freguesia dos Foros. Pelo menos deverá ser efectuado estudo rigoroso da necessidade de construção de infra-estruturas multiplicadas cuja relação custo-beneficio claramente desaconselha a sua edificação.

    ResponderEliminar
  2. Eu acredito que uma freguesia com 5.000 habitantes carece de um pavilhão desportivo. No entanto, percebo que a sua argumentação é pertinente, uma vez que a taxa de utilização dos que existem em Marinhais e na Glória está longe de ser a ideal. Na apreciação que faço não é a infraestrutura desportiva que está a mais é a dinâmica associativa que está a falhar. Para a incrementar a autarquia deveria procurar estabelecer protocolos de colaboração, patrocinar a actividade desportiva, criar a incomodidade, levar os jovens a participar. A partir daí vêm os pais que os vão acompanhar às competições ou aos saraus, e mais tarde alguns acabarão por se organizar e associar, permitindo à autarquia um gradual recuo.
    É nisto que acredito e é isto que faremos se um dia tivermos que gerir a autarquia. O sucesso desta ideia, a concretizar-se, justificará a construção de um pavilhão desportivo nos Foros de Salvaterra acompanhado pelo projecto desportivo subjacente.

    ResponderEliminar
  3. Efectivamente o problema das taxas de ocupação esta relacionado com a forma como se encara as actividades desportivas e cultorais, exemplo disso e o sucesso que a Associação de Shorinji Kempo do Concelho de Salvaterra de Magos, tem feito nos Foros de Salvaterra, mas os pavilhoes podem ser usados para muitas outras actividades, como por exemplo a dança que em salvaterra com as dren dance, tem colocado dezenas de crianças a dançar.
    De salientar que grande parte destas crianças destas duas associações sao da freguesia de foros de salvaterra, e que estas actividades são pagas, com cotas mensais.
    Temos que oferecer praticas desportivas principalmente para jovens, e que não sejam só com o objectivo da competição, mas sim da pratica desportiva, o que acontece é que o andebol, futebol, etc. concentra-se na competição, e como tal só os melhores podem jogar e desta forma leva ao abandono de todos os jovens que não tem lugar nas equipas, e que mesmo treinando numca são convocados e nunca jogam.
    Mais ainda, a freguesia de foros de salvaterra foi a que mais cresceu em numero de população residente nos ultimos anos.
    Mas infizmente ao lomgo dos anos sempre tem sido esquecida, e como não tem sabido criar lobis de pressão como o tem feito a gloria, continua só com promessas.
    O pavilhão e um dos exemplos, mas muitos outros poderiam ser dados.
    uma pergunta? Quantos metros de lancil e paceios tem a freguesia dos Foros ? e Quantos Km tem cada uma das outras Freguesias de passeios?
    Um dia a população vai acordar e exigir criterios de igualdade de tratamento e de respeito pela sua terra.

    ResponderEliminar