domingo, 11 de setembro de 2011

NÃO DEVEMOS ESQUECER

(World Trade Center)

Na manhã do dia 11 de setembro de 2001, quatro aviões foram seqüestrados nos Estados Unidos. Três deles foram usados em actos terroristas, sendo lançados sobre edifícios causando a morte de 2.752 pessoas.

O impacto causado pelos choques dos aviões e pelo desabamento das duas torres abalaram as estruturas de prédios vizinhos. O prédio 7, que fazia parte do conjunto de sete prédios do World Trade Center, caiu às 17h25 do mesmo dia. Para além destas edificações o terceiro alvo foi o Pentágono, sede da Secretaria da Defesa dos Estados Unidos da América.



Passaram 10 anos, resta-nos a memória dos que ali - tal como em muitas outras partes do Mundo - pereceram em razão da incompreensão e da intolerância entre os povos.

5 comentários:

  1. Se calhar o Sr. Hesménio deveria procurar a verdadeira história por tras do 11 de Setembro. Os atentados de 11 de Setembro foram "encomendados" pelo Estado Americano!

    ResponderEliminar
  2. Todos podemos acreditar naquilo que entendermos. Se quisermos há sempre várias "teorias da conspiração"!
    A análise que sempre prefiro fazer é qual seria a teoria mais razoável, do meu ponto de vista claro! Seria razoável que um Governo eleito democraticamente matasse 3.000 dos seus cidadãos?
    Seria razoável que isso acontecesse num país ocidental onde o respeito pela vida humana, ainda não sendo o ideal, está num patamar bem acima do que existe em muitos outros países do dito 3º mundo?
    Seria plausível que tudo acontecesse sem que nenhum dos protagonistas, até hoje, o tivesse denunciado?
    Ou a explicação mais plausível - até pelo historial de atentados cometidos antes e depois - é tratar-se de um atentado terrorista?
    Precisaria o Governo americano para atacar em qualquer local do Mundo, de matar cidadãos seus?
    Nesta história pode não haver santos e demónios, mas há seguramente vítimas!...
    Se ler o post verá que lamento aquelas vítimas "tal como em muitas outras partes do Mundo - pereceram em razão da incompreensão e da intolerância entre os povos."
    Prefiro não alimentar os ódios, ao contrário do que as suas palavras parecem indiciar!...

    ResponderEliminar
  3. mataram o bin laden e mandaram-no para o fundo do oceano daaahhhh !! que tanga..

    ResponderEliminar
  4. A Democracia nos E.U.A. tem muito que se lhe diga, todos sabemos que não é o povo que elege os seus presidentes. G. Bush foi eleito com menos 500 mil de votos que Al Gore,em 2000. Basta vencer em meia duzia dos 50 Estados. Enfim...foi na Grécia que nasceu a Democracia, e ao que parece, está a ser a primeira também a perceber que não funciona. Quanto aos atentados 11/09, ainda existem muitas duvidas por esclarecer, e sempre ouvi dizer que "quem deve não teme." A Comissão do 11/09 não apresenta nem de perto nem de longe dados conclusivos.E os governantes dos E.U.A. omitiram bastante informção essencial para perceber de facto o que aconteceu nesse dia. E isto está provado na ocultação de imagens, videos, na restrição aos locais de uma entidade independente, no acesso a informação. Muitas coincidências que ocorreram, muitas falhas para uma só mãnha, não é normal. Uma coisa é certa, a partir dessa data cresceu uma onda de odio em relação ao islão. A história conta que o mesmo já tinha acontecido em relação aos Japoneses e Russos desde 2ª Guerra Mundial e Guerra Fria. De um lado há os maus e do outro o E.U.A. (esse povo supra civilizado onde se respeita os Direitos do Homem na aplicação da lei da pena de morte).
    São pontos de vista, e o meu vale o que vale.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. O exercício da democracia é isto. Respeitar pontos de vista diferentes. Ainda que nos possamos identificar (ou não) com um qualquer Presidente norte-americano não consta que as regras eleitorais tenham sido violadas para fazer eleger aquele Presidente que refere [ainda que também o considere uma nódoa!]. Também em Portugal temos várias situações em que minorias conseguem maiorias de lugares. Em Salvaterra de Magos, o BE teve 46% dos votos e teve 4 vereadores, os outros partidos (PS, CDU e PSD) tiveram a maioria dos votos e só ficaram com 3 dos 7 lugares na vereação. É isto criticável?! São as regras que criámos - a aplicação do método de Hondt.
    Quanto ao mais lembrar-lhe que qualquer acidente/incidente é o resultado de um acumular de circunstâncias e não apenas o resultado de uma delas. É um tema curioso pois estuda-se, por exemplo, em segurança do trabalho. É aquilo a que chamamos "efeito dominó", portanto não deve estranhar que aqueles atentados só tenham sido possíveis por um conjunto de incompetências, falhas e desleixo. Isso por si só não os torna suspeitos!

    ResponderEliminar