quarta-feira, 25 de maio de 2011

MARKETING E PUBLICIDADE


Insurgimo-nos, na última reunião de Câmara, com a possibilidade de a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vir a recrutar, para o seu quadro de pessoal, um técnico superior de marketing e publicidade, pois esta não é seguramente uma das prioridades da actividade municipal.
Ainda que nada nos motive, naturalmente, contra os técnicos ou os profissionais com esta especialidade, o que é certo é que muito antes de o Município necessitar de colocar trabalhadores seus a fazer marketing ou publicidade, precisa é de pensar num modelo de desenvolvimento económico para ajudar a combater o desemprego e, para isso, é necessário um(a) economista. 
Muito antes de o Município precisar de assegurar marketing e publicidade tem de garantir o conveniente tratamento dos espaços verdes e projectar novas áreas e, para isso, precisa de um(a) arquitecto(a) paisagista.


Faria sentido ter ainda, antes de marketing e publicidade, técnico(s) de psicologia clínica (para ajudar as crianças nas escolas, combater o insucesso escolar, identificar dramas familiares, etc), de animação e gestão cultural, de comunicação social, de museologia, entre muitas outras actividades que têm na essência cuidar das pessoas e do seu dia-a-dia.
Os dinheiros públicos são limitados e por isso os autarcas têm de fazer escolhas. A maioria BE prefere o marketing e a publicidade, nós não!... e cremos que o concelho também não!
Daremos nota da evolução dos acontecimentos.

14 comentários:

  1. Caríssimo,
    concordo plenamente com aquilo que refere neste post.
    Mais se me permite a opinião, o que as Câmara necessitam, e mais propriamente a CMSM é de um plano de promoção e marketing para os seus eventos que organiza e das colectividades do seu Município e acima de tudo para aquilo que constrói e faz até como forma de atracção turística.
    Na elaboração desse plano existem quer no Município quer em municípios vizinhos empresas que têm credibilidade no mercado e que podem ser consultadas, mesmo até colaborando gratuitamente na dita execução do plano, penso eu, pois são empresas de pessoas de Salvaterra de Magos e que tudo têm a defender o seu Município. Depois na sua concretização a CMSM obviamente escolhe o orçamento que melhor lhe convier.
    O que se prevê que se venha a passar é mais um emprego para alguém, de experiência no ramo dúbia e que só com o ordenado que possa vir a usufruir já se poderá fazer por certo alguma coisa.
    O Concelho merece melhor!!!
    AS

    ResponderEliminar
  2. A senhora esta a cumprir o que prometeu: empregos

    ResponderEliminar
  3. O Sr Vereador tem toda a razão!

    ResponderEliminar
  4. O que me causa alguma impressão é ficar a saber que tudo é mais importante até um "arquitecto(a) paisagista" - sem nada contra a profissão - por exemplo. do que um Técnico de Marketing e Publicidade. Sabe o que faz?!! Sabem qual é a sua Importancia e relevância na comunicação com os munícipes ou na realização de evento de que o concelho tanto precisa. Como se vão obter patrocinios?!! Todos somos especialistas em tudo. mas na verdade, o que se via no nosso concelho ra uma desgraça. Se fosse mais um engenheiro de qualquer "coisa" não fazia mal, se fosse um dr. melhor ainda... vejo um certo fanatismo neste post.. O que é necessário é que essa pessoa traga novas ideias, novas forma de fazer o concelho crescer, novas soluções de comunicar, (para isso sim) trazer novas empresas e novos empresários e se crie emprego... mas já vi que pode entrar tudo (primos, filhos, cunhados, avós) menos alguém que saiba o que vai e pode fazer..

    ResponderEliminar
  5. Eu não preciso de lhe chamar fanático caro(a) anónimo(a) por discordar de si.
    O exemplo que deu - num ambiente de parcos recursos financeiros - de prescindir de um arquitecto paisagista em favor de um técnico de marketing e publicidade não foi muito feliz, creio!... mas respeito a sua opinião. A mim preocupa-me muito mais o que é o melhor para o concelho e as pessoas que nele vivem. Consigo ver mais utilidade nas especialidades que referi no post do que na que defende.

    ResponderEliminar
  6. Novas ideias até poderia trazer, agora ter permissão para as colocar em prática, disso já duvido caro anónimo(a)! Mas também concordo que não serão as prioridades do concelho nem o marketing e publicidade nem a arquitectura paisagistica... Precisamos de nos mostrar bonitos aos olhos que nos contemplam sim!Também é importante o nosso concelho crescer e comunicar! Mas pergunto-me se com os recursos actuais também não será possível fazê-lo se houver vontade e empenho para trabalhar?e do que nos valerão tais valências na autarquia se os munícipes do concelho não tiverem mais qualidade de vida e bem estar proporcionados por outras especialidades? Creio não se tratar de fanatismos ou preconceitos face a determinadas especializações, todas são importantes, mas penso que deve haver uma reflexão aplicada à realidade das prioridades para este concelho onde parece que a vida dos seus residentes de dia para dia se vai transformando numa "vidinha"...

    ResponderEliminar
  7. Caros comentadores
    O que o Sr Engº defende no seu post é claramente uma escolha mais racional da forma como aplicar os parcos recursos da CMSM. Na sua opinião que deve ser respeitada fazia mais sentido aplicar esse meio na contratação de outro tipo de técnico que não um Especialista em Marketing e publicidade. Até admito que também a Srª Presidente pense desta forma mas o facto é que a pessoa que a CMSm quer contratar por acaso tem formação nesta área porque se fosse enfermeiro(a), Técnico superior de bicicletas ou de outra coisa qualquer seria essa a especialidade que á CMSM faria falta. Quero com isto opinar que a CMSM á muito tempo a esta parte não contrata de acordo com as suas necessidades mas sim de acordo com a necessidade de pagar favores politicos ou de agradar a quem se devem favores e isto pode ser comprovado por análise das pessoas contratadas que o foram por serem quem são e não pela necessidade da formação que possuem.

    ResponderEliminar
  8. Caro Eng. eu não lhe chamei "fanático" só disse que" vejo um certo fanatismo neste post.." e é algo muito diferente. O seu post está construido com o objectivo de levar à conclusão que um Técnico Superior de MKT e publicidade" é a última coisa que o concelho precisa. E o meu amigo sabe que tbm é preciso um especilista ou pelo menos alguém que entenda o que se pode fazer pela imagem e na relação da CMSM com a população e com as instutiçõs e empresa e assim ajudar a construir um concelho melhor para todos. Só isso.

    Tbm é verdade que todos nós sabemos como se faz o recrutamento na CMSM. Só acho que se está a exagerar neste caso. É a minha opinião e sei que não concorda com ela, mas isso não faz de nós fanáticos por coisa nenhuma. O que o concelho precisa é de crescimento ecónomico politico e social.

    ResponderEliminar
  9. Gostei do seu comentário caríssimo EA!

    ResponderEliminar
  10. Caros comentadores,
    continuo a achar que a CMSM não pode continuar a ser uma das maiores empresas da região, com trabalhadores muito válidos mas outros nem por isso, contratados só pelo motivo anteriormente explicado pelo Sr. EA o qual eu concordo na íntegra.
    Proponho sim, que a CMSM comece a aliviar o seu quadro de pessoal, não com despedimentos mas essencialmente com estas 2 medidas:
    1- Colaborar com as empresas do concelho e tentar deslocalizar esses funcionários.
    2- Contratação de alguns serviços a privados, para que assim possa exigir qualidade, mas para isso também tem que pagar a tempo e horas.
    Só assim, poderá aliviar o seu orçamento com pessoal e consequentemente a sua tesouraria para poder sair do caos para onde caminha.

    Penso que isto seja possível mas só com outras mentalidades...
    O Concelho Merece Melhor!

    ResponderEliminar
  11. 1º vem o tacho.. depois então o resto! antes de isso tudo está os interesses da presidente! só depois os vossos.. portanto só se têm de acomodar!

    ResponderEliminar
  12. Publique-se na página electrónica,
    Salvaterra de Magos, 17/05/2011
    A Presidente da Câmara Municipal,
    CÂMARA MUNICIPAL DE SALVATERRA DE MAGOS
    AVISO
    Para os efeitos previstos na alínea d), do n.º 1, do art. 38.º, da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de
    Fevereiro, torna-se público, que a pedido do interessado Vitor Manuel dos Santos Marques
    Abalada, foi rescindido o contrato a termo resolutivo certo, com efeitos a partir de 30/04/2011.
    Município de Salvaterra de Magos, 17 de Maio de 2011.
    A Presidente da Câmara Municipal,
    (Ana Cristina Ribeiro)
    Homem com coragem! No município de Salvaterra de Magos a competência não serve, aqui felizmente a vitima em tempo util afastou-se da mediocridade

    ResponderEliminar
  13. Para que não subsistam quaisquer dúvidas teremos provavelmente que voltar, um dia destes, ao tema que o(a) caro(a) anónimo(a) aqui referencia. Obrigado pela sugestão.

    ResponderEliminar