domingo, 29 de maio de 2011

CASAS MUITO DEGRADADAS

(Rua da Estação - Marinhais)

Na última reunião de Câmara um dos munícipes da freguesia de Marinhais questionou a maioria no executivo da Câmara Municipal, sobre o que já tinha sido feito para resolver o problema causado pelo abandono a que tinha sido votada a edificação na foto, que se localiza diante da estação de caminho-de-ferro de Marinhais. Infelizmente não obteve qualquer resposta da Srª Presidente da Câmara a esta questão!

(Travessa das Esteiras - Salvaterra de Magos)

São várias as situações semelhantes nas diversas freguesias do concelho, aliás já não é a primeira vez que o referimos, a propósito de uma habitação em ruína que se situa diante da Igreja Matriz de Salvaterra de Magos. Na foto temos um outro exemplo de uma antiga habitação em queda lenta, como os detritos visíveis no passeio bem evidenciam.

(Estanqueiro - Foros de Salvaterra)

Também no Estanqueiro, junto à EN 114-3, estão muito degradados antigos estabelecimentos comerciais que aí se localizam, pelo que se impõe a adopção de medidas que impeçam a ocorrência de algum acidente com danos para as pessoas ou para o seu património.
Se é certo que estamos a falar de propriedades privadas, também não deixa de ser verdade que, nos termos da lei, cabe à Câmara Municipal ordenar a demolição das construções que ameacem ruína ou ofereçam perigo para a saúde pública.
Já é mais do que tempo de resolver este problema, cuidando das pessoas e da paisagem urbana! A inércia da autarquia pode vir a ter consequências!...

1 comentário: