domingo, 1 de maio de 2011

HOJE É O DIA DA MÃE

Não resisto á tentação de publicar o texto e a foto da WIKIPÉDIA que está na página que contém a definição de mãe.
(clicar em cima para visualizar melhor)


ORIGEM DO DIA DA MÃE

Grécia
Na Grécia Antiga, o Dia da Mãe era comemorado no início da Primavera juntamente com as festividades que honravam a Deus Rhea, mulher de Cronos e mãe de todos os Deuses da cultura grega.

Roma
Por seu turno, em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cibele, a mãe dos deuses romanos. O dia dedicado a esta deusa foi criado cerca de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Século XVII
Na Inglaterra do século XVII, celebrava-se o Domingo das Mães em honra de todas as mães inglesas. Este dia foi criado a pensar na classe mais baixa que vivia e trabalhava em casa dos patrões. Assim, neste dia, todos tinham folga para poder ir a casa passar o dia com as suas mães.

Século XX
Oficialmente, as comemorações do Dia da Mãe começaram apenas no início do século XX, corria o ano de 1904.Tudo começou com a história de Anna Jarvis que ao perder a sua mãe entrou numa profunda tristeza e depressão, ao vê-la assim, as suas amigas tentaram ajudá-la e resolveram promover uma festa que perpetuasse a memória da mãe. Anna quis ir mais longe e quis que a homenagem honrasse todas as mães, mesmo ainda em vida. Com o tempo, a comemoração do Dia da Mãe foi-se espalhando e é hoje comemorado em quase todo o mundo.

Em Portugal
Em Portugal, o Dia da Mãe foi comemorado durante muitos anos no dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição. Vivendo numa sociedade católica, este dia dedicado à Virgem Maria, mãe de Jesus, foi assim associado ao louvor de todas as mães.

Sem comentários:

Enviar um comentário