quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

UM CAMPO DE FUTEBOL EM SALVATERRA - que estratégia?!

(Zona Desportiva de Salvaterra de Magos)

Em reunião de Câmara realizada em 17 de Dezembro de 2010, quando discutíamos o Plano de Actividades e o Orçamento para 2011, solicitei que fosse debatido em reunião camarária o tema da construção de um campo de futebol na freguesia de Salvaterra de Magos.
Afirmei logo nessa altura que o que os vereadores socialistas pretendiam era que lhes fosse permitido contribuir para encontrar a melhor solução possível, com o mais baixo custo para o orçamento municipal, pois as dificuldades - como bem sabemos - são muitas.
Porque tememos que o assunto seja protelado no tempo ou seja decidido sem o consenso que poderia (e deveria) ser alcançado, não deixo de apresentar a visão que tenho sobre o assunto.


A opção esquematizada na planta acima – que ao longo dos anos foi apresentada como a solução - caracteriza-se por uma rotação de 90º do actual campo de futebol. A Santa Casa da Misericórdia doaria ao Clube Desportivo Salvaterrense o terreno de implantação do futuro campo, de harmonia com o que já foi decidido em Assembleia-Geral. Por fim, a Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos manteria a posse do resto do terreno e comercializaria cerca de 3.500 m2, obtendo assim algum ganho financeiro, numa altura em que as dificuldades são significativas.
Esta opção implica, do ponto de vista económico, o apoio da CMSM ao Salvaterrense para a construção de um novo campo de futebol, de novos muros de vedação, de novos balneários e sanitários, de nova iluminação, pois tudo o que hoje existe teria de ser demolido para permitir a projectada rotação do campo.
Esta opção é do ponto de vista urbanístico a pior. O campo de futebol ficaria “entalado” entre um prédio projectado para junto da EN 114-3, entre os pavilhões existentes junto à EN 118 e entre a construção que viesse a ser feita no terreno a vender pela Misericórdia.


O Plano e Orçamento para 2011 indiciam uma nova opção, como se figura acima, que se caracterizará pela construção de um novo campo de futebol na Zona Desportiva, entre a Metalmagos e o Pavilhão Municipal.
Esta opção é a financeiramente mais desfavorável. A CMSM para além de ter de fazer um novo piso para base do campo de futebol, de nova vedação, de novos balneários e sanitários, de nova iluminação do recinto desportivo, ainda tem de proceder ao abate de muitas dezenas de árvores e à remoção dos seus cepos, com um custo financeiro e ambiental muito relevante.
Esta opção empobrece a vila de Salvaterra de Magos, pois desiste do terreno da Santa Casa da Misericórdia, quase 2 há, onde hoje se faz desporto e amanhã se procurará fazer prédios ou barracões. Acaba, também, por encavalitar o campo de futebol numa zona arborizada, impedindo a ampliação do actual Pavilhão Desportivo Municipal, para albergar outras modalidades desportivas, como os trampolins.


Em alternativa a estas soluções sugiro a que mostro na imagem acima, financeiramente mais barata, sem qualquer dano ambiental e urbanisticamente bem mais favorável. A minha sugestão copia o essencial do modelo seguido no sintético do Sport Clube Desportos da Glória do Ribatejo. É aplicado um relvado sintético no actual campo do C. D. Salvaterrense que mantém, por isso, a iluminação, os balneários, a vedação e tudo o mais. A Santa Casa oferece ao Salvaterrense, como prometido, os cerca de 1,8 ha que as actuais instalações desportivas ocupam. O Clube com a ajuda da Câmara Municipal e Junta de Freguesia, ou a Câmara por si mesma, adquirem à Misericórdia o terreno onde esta pensava vir a realizar algum dinheiro.
A poupança de dinheiros públicos é, apesar desta aquisição de terreno, muito importante. Não é preciso fazer nada de novo, não é necessário arrancar árvores, não é reduzida a Zona Desportiva. Tudo fica como hoje está, beneficiando-se “apenas” a prática da modalidade (futebol de 11) com a aplicação de um relvado sintético sobre o actual pelado.
Outra grande vantagem é que com parte do terreno adquirido à Santa Casa fica garantido que não surgirão mais construções no local e será possível arborizar o espaço, criar estacionamento e ampliar a actual Zona de Lazer que envolve a área desportiva.
Nos breves e informais contactos que tive oportunidade de estabelecer com a Misericórdia e a Assembleia-Geral do Clube Desportivo Salvaterrense a alternativa aqui descrita foi unanimemente considerada como positiva.

3 comentários:

  1. Acho que o meu amigo tem razão no seu ponto de vista. não só é importante poupar dinheiro mas garantir na zona espaco que permita a viabilidade de novos projectos no futuro e isso deve ser tomado em conta.

    parabéns pela forma como se importa com o futuro do concelho e pela sua luta diária. bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. Penso que essa solução não é minimamente viável, até porque a Santa Casa nunca se mostrou disponível para resolver esta situação, tendo ficado sempre na sombra enquanto as culpas recaíam sobre a CMSM, se a sua solução passa pela Câmara comprar os terrenos à Santa Casa a implementação do campo vai voltar à esta zero.

    ResponderEliminar
  3. A solução ao contrário do que diz, caro(a) anónimo(a), é perfeitamente viável e, mais do que isso, é a melhor das que até agora se conhecem. É a mais barata para a própria Câmara Municipal, logo não percebo a conclusão que tira! A Santa Casa já aprovou que dá. A Santa Casa já disse que vende o pedaço com que fica. E só falta a CMSM fazer a sua parte. Casta menos dinheiro mesmo comprando!.
    Ao contrário da apreciação que faz da Santa Casa, eu não quero arranjar culpados, prefiro encontrar soluções e, deixe-me que lhe diga, aquilo que pude conversar com o Sr. Provedor quanto aos custos dos cerca de 3.500 m2 é perfeitamente razoável. Não avanço, por ora, o valor de que falámos, pois as negociações têm de decorrer entre a CMSM e a Santa Casa. Se todos agirmos de boa fé, a "coisa" faz-se.
    Voltaremos ao tema, quando necessário.

    ResponderEliminar