segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

REABILITAÇÃO URBANA ADIADA?!...


As Câmaras Municipais de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior e Santarém aderiram ao projecto da LT – Sociedade de Reabilitação Urbana, uma empresa criada no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e que visa promover a reabilitação e a recuperação do património edificado, seja ele público ou privado.

(Antiga escola do Cocharro - Glória do Ribatejo)

É também objectivo desta nova empresa municipal divulgar e fomentar as actividades de reabilitação, designadamente no intradorso dos centros urbanos mais antigos donde, geralmente em busca de preços mais baratos, as populações se afastaram optando por investir em áreas que se situavam no exterior dos centros urbanos tradicionais.

(Largo da Igreja - Salvaterra de Magos)

Foi isto que aconteceu também no nosso concelho, principalmente nas freguesias de Muge e de Salvaterra de Magos, com as pessoas a optarem pelos novos Bairros, como são os casos do B. D. Olga, B. Cova da Faia, B. Pinhal da Vila e B. da Chésal.
A necessidade de reabilitar e regenerar estes centros urbanos tradicionais de Muge, Salvaterra de Magos e até da Glória do Ribatejo deveria ter-nos levado a equacionar a adesão à LT – Sociedade de Reabilitação Urbana que, para além do financiamento municipal, se propunha conseguir fundos comunitários, do RECRIA, do REHABITA, entre outros.

(Praça da República - Salvaterra de Magos)

Apesar de 9 dos nossos vizinhos e parceiros na Comunidade Intermunicipal terem optado associar-se, a maioria que governa a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos decidiu - por convicção ou por omissão - auto excluir-se deste projecto e desta ideia, não permitindo aos demais vereadores pronunciarem-se sobre esta matéria, nem com eles quis debater os prós e os contras da eventual adesão à empresa Lezíria do Tejo – Sociedade de Reabilitação Urbana, E.M.
Foi pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário