quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ENGUIA RAINHA DO TEJO

(Logo de 2010, pois com tanto atraso ainda se desconhece o deste ano)

Com bastante atraso relativamente ao que é habitual por esta altura, lá se ouviu finalmente na comunicação social local a indicação que a APRESENTAÇÃO da edição deste ano do Mês da Enguia ia acontecer na Quinta da Palhota, Escaroupim, na próxima 2ª feira, dia 28 de Fevereiro, por volta da hora de almoço.
Não é fácil entender que na véspera do arranque do evento que, como sabemos, ocorre sempre no mês de Março de cada ano - desde que foi criado pelo último Presidente de Câmara socialista - ainda não esteja no terreno qualquer tipo de publicitação.
Sem dinamismo e sem entusiasmo não é possível o sucesso. Bastava ter replicado este ano o caminho que se percorreu no ano passado. Inexplicavelmente a maioria que governa a Câmara nem isso conseguiu!
Vamos esperar que daqui por diante as coisas só possam melhorar e que, pelo menos, se possa alcançar o êxito do último ano!

12 comentários:

  1. O meu amigo sabe que a Sra. Presidente esteve em casa doente. E todos nós podemos ficar doentes, dai resulta o atraso no evento. O problema não é estar doente, ou ficar doente. O problema esta na concentração de poder que a Sra. Presidente detem. Nada avança sem ela decida. E isto é que o meu amigo devia combater. Porque é o motivo permanente de bloqueio à gestão do municipio. Combate esta forma de gestão "chamado os bois pelos nomes" claramente, só assim podemos sabe ro que se passa realmente.

    ResponderEliminar
  2. Ainda que possa ter razão caro(a) anónimo(a) a questão então passa a ser legal, pois incumbe ao Sr. Vice-Presidente substituir a Srª Presidente nas suas ausências e impedimentos. Se não o faz por opção desta ou por demissão daquele, é desrespeitada a lei.
    Para evitar especular preferi constatar um facto e permitir a cada um que tire as suas conclusões.

    ResponderEliminar
  3. O Mês da Enguia é o espelho daquilo que é a gestão B.E. na CMSM - sem rumo, sem visão estratégia, nada é uma gestão concentrada numa pessoa com tiques de totalitarismo e por ai está tudo definido.

    ResponderEliminar
  4. O problema não está na falta de educação, da prepotência e da arrogância dos que nos dirigem., está no desprezo pelos que os elegeram ou muito simplesmente estão trabalhando, julgam-se seres superiores aos seus concidadão. Tenho muitas dúvidas de que esta gente tenha a mais pequena consideração pelos outros e pelo concelho e não acredito que quando estão no desempenho de cargos a que ascenderam o façam a pensar nos seus concidadão.

    ResponderEliminar
  5. Não publiquei um ou outro comentário menos abonatório aos colaboradores próximos da actual maioria BE - gabinete de apoio à presidência, vereadores, etc - ainda mais tratando-se de comentários sobre a forma do anonimato.

    ResponderEliminar
  6. Outra coisa que não entendo no nosso concelho, mas que acho que explica muita coisa e nos ajuda a entender um pouco melhor esta forma de ser; a "actitude marialva" que é um fenomeno cultural interessante. Sempre ouvi dizer mal de tudo em Salvaterra, ou porque se faz ou porque não se faz. "A equimagos era uma porcaria"( e realmente deixava muito a desejar, tinha de ser trabalhada de outra forma, com mais meios e mais dignidade).
    "O mês da Enguia não vale nada" (Mas no ano passado evoluiu bastante e foi sem dúvida um sucesso foram vendidas mais de 4toneladas em enguias é obra). Este ano a tragédia é não poder haver Mês da Enguia.. tal como no ano passado o drama foi não haver Equimagos. E o mais estranho é que são sempre as mesmas vozes a lamentarem-se. O que temos que decidir todos é se vale apena ter eventos no concelho e se os devemos a carinhar.

    Eu acho que sim, vale a pena ter eventos de qualidade, espectáculos de qualidade, desporto de qualidade, cultura de qualidade, e publicos de qualidade, com o tempo, dinheiro e politicas nesse sentido é possivel. Mas para tal devemos apoiar e incentivar as iniciativas que já temos. E exigir que todos os anos sejam melhores, mais profissionais com mais qualidade. Eu realmente senti a diferença na organização e na qualidade do mês da enguia de 2010 em relação a 2009. Os meus amigos não acham o mesmo???

    ResponderEliminar
  7. Quem não tem tido um comportamento linear nestas matérias é a maioria BE. Aliás as suas atitudes perante estas questões tem sido se não leviana, pelo menos inconsequente.
    Todas as forças partidárias concordaram que o Mês da Enguia de 2010 foi um ponto alto na divulgação do concelho, com excepção para a não atribuição do diploma ao melhor restaurante, para o qual tinha sido convidado o Chef Silva como Presidente desse Júri que avaliaria o melhor [ver post de 16-9-2010], tudo o mais correu muito bem. Então como justificar toda este atraso no arranque da edição de 2011? Como justificar que se tenha feito um concurso de design gráfico para obter novas ideias e tudo tenha ficado mais ou menos na mesma? Como explicar que no ano passado a maioria tenha envolvido todos os autarcas convidando-os para a sessão de apresentação do mês da enguia e esta ano não o tenha feito? É a maioria que tem alterado comportamentos, uma característica de uma gestão ao acaso, sem rumo.
    Mas não se fica por aqui a maioria BE. Depois de ter previsto verbas no Plano e Orçamento para 2010 para realizar a Equimagos, no decurso do ano não a quis fazer. O que criticámos foi a não realização deste evento não a sua inclusão no Plano. Agora já voltou ao Plano de 2011. SER OU NÃO SER[ver post de 26-12-2010]. Tivemos também a Semana da Juventude agora a maioria previu apenas uns "workshops", alertámos que disso discordávamos quando discutimos o Plano e o Orçamento para 2011.
    Não são as pessoas que mudam os seus comportamentos e a apreciação que fazem dos eventos é a maioria BE que não tem uma estratégia e muda de opinião ao saber de uma liderança nem sempre presente, nem sempre motivada, nem sempre bem disposta.

    ResponderEliminar
  8. A semana da juventude foi outra, passou de maio para setembro, depois de novo em maio, havia associações envolvidasm, deixou de haver..é tudo á sorte.
    estas iniciativas são boas, equimagos, mes da enguia, etc de lamentar serem poucas e alem de poucas cada vez mais se nota a desorganização!

    ResponderEliminar
  9. O senhor, não publica alguns comentarios porque??? por serem anonimos? esta a ser incoerente! por serem pouco abonatorios? e os seus e outros? esta a ser incoerente1 por tratarem do gabinete a presidencia e vereadores? são de ofensa pessoal? ou apenas criticas a quem esta em cargos publicos a receber bons ordenados e não tem competencias nem responsabilidades para tal? deixe-se de incoerencias, são criticas com sentido e factuais!

    ResponderEliminar
  10. Caro(a) anónimo(a) como vê prefiro publicar um comentário que diverge de mim, que me critica, do que permitir ataques que escapem aos limites da política. Claro que esta apreciação não é fácil, até porque pode não ter sido essa a sua intenção ou de outro qualquer comentário, por isso seguramente discordou de mim. Mas vai perdoar-me, este espaço não é um jornal, é um local de opinião, está identificado como tal, e caberá aos leitores lendo-o conjuntamente com outros que, por exemplo, a blogosfera também disponibiliza, fazer a síntese e formular a sua opinião. Não há outra solução à moderação dos comentários que sermos nós a fazê-la!

    ResponderEliminar
  11. se Vossa Ex. analizar todos os certames do mês da enguia foram vendidos +/- 4 tonel. de enguia, veja os relatórios dos ultimos 6 anos e depois dirá. O ano transacto foi um sucesso tão grande como o foi 2009/2008 ou mesmo 2007. O problema coloca-se sempre na divulgação. Os restaurantes são sempre os mesmos. As iniciativas são sempre as mesmas, compare-as com as ultimas três edições. Agora uma coisa é certa sem a divulgação do evento, o tal "sucesso" politico não é garantido. Mas para quem está de saida nada disso importa.

    ResponderEliminar
  12. Substituí o logo que estava neste post e que por lapso era o de 2009. Coloquei agora aquele que constava na Apresentação em 2010. Mas a questão: "que logo para 2011?" era, à altura, perfeitamente pertinente, pois só agora ficámos a saber que afinal o logo de 2011 é o mesmo que em 2010. Resta-nos apurar por que motivo foram convidados designer gráficos a apresentar ideias para a edição deste ano, se não servia para nada, se tudo já estava reolvido?!...

    ResponderEliminar