sábado, 26 de fevereiro de 2011

DATAS A RETER (em Fevereiro)

(in http://historiadesalvaterra.blogs.sapo.pt/ de José Gameiro)

Outrora aconteceu, em Fevereiro:

  • No dia 28, de 1824 – Morreu em Salvaterra de Magos, o Marquês de Loulé, que tinha acabado de assistir, na Casa da Opera, a um espectáculo.
  • No dia 12, de 1845 – Nasceu em Lisboa, Albano Gonçalves, veio ainda jovem para Salvaterra, onde foi “Boticário”, pelas ofertas de medicamentos que fazia aos pobres, foi considerado o “Pai dos Pobres”. Faleceu em 13 de Janeiro de 1932. Foi um dos organizadores do programa da recepção, em Salvaterra e em Muge, dos visitantes integrados no Congresso Mundial de Arqueologia, que teve lugar no Porto.
  • No dia 13, de 1912 – Na Misericórdia de Salvaterra, foi deliberado fazer uma homenagem a Gaspar da Costa Ramalho. Uma placa de agradecimento foi colocada na entrada do edifício hospitalar.
  • No dia 22, de 1916 - Nasceu na Freguesia de Marinhais, José Matias Pinto de Figueiredo. Além de agricultor, foi Vereador e Presidente da Câmara de Salvaterra de Magos.
  • No dia 15, de 1941 – Com em todo o país, Salvaterra de Magos, também sofreu os efeitos de um ciclone. O forte vento, além de outros prejuízos, destruiu parte da Praça de Toiros.
  • No dia 2, de 1954 – Nevou em Salvaterra de Magos durante a noite. De manhã havia um grande manto branco. Segundo testemunhos, era a primeira vez que tal acontecia no séc. XX.
  • No dia 8, de 1960 – Estava à venda o livro com o titulo “Depois de Um Certo Dia”, no estabelecimento de Sérgio Filipe Andrade, o seu autor “José Silva Ferreira”, era natural de Salvaterra de Magos.
  • No dia 12, de 1979 – Quando as águas de uma cheia no Ribatejo, já tinham subido também aqui em Salvaterra de Magos, havia alguns dias, na madrugada deste dia, começaram a ssentir-se fortes ventos, calculados nos 100 kms/hora. Pelas 17.00 horas, José Gameiro, dentro de água pelo peito, junto a uma antiga taberna, tirou as primeiras fotografias, da Capela da Misericórdia, quando caía, após as primeiras “rachas” na parede, lado Norte.
  • No dia 7, de 1981 – Na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos, estando exposto o andor com a imagem de Nª Sª da Conceição, que pertence à Capela da Misericórdia, sofreu um acidente com um fogo provindo de velas que algumas devotas ali colocaram. Todas as vestes da imagem arderam, bem como a sua policromia. Alguns meses depois, estava recuperada, numa oficina em Braga.
  • No dia 5, de 1983 – Junto à Praça de Toiros (lado do posto de combustíveis), realizou-se uma “Concentração/Manifestação, de Agricultores, afectos à CNA (Intersindical).
  • No dia 19, de 1986 – Foram registados no Notário de Salvaterra de Magos, os “Estatutos” do Clube Desportivo Salvaterrense (CDS), que tinham sido alterados em 14 de Novembro de 1975.

Sem comentários:

Enviar um comentário