quinta-feira, 17 de junho de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 16-06-2010

No período antes da Ordem do Dia o vereador socialista Helder Manuel Esménio ironizou com o facto de em ano eleitoral a Srª Presidente da Câmara ter dado uma tolerância de ponto aos funcionários da Câmara para irem às Festas do Foral e este ano (apenas um ano depois) tudo voltou à normalidade… não houve nada para ninguém!...
(Clique em cima para visualizar melhor)

Este vereador chamou ainda a atenção do executivo BE para os elevados custos a suportar pelas autarquias que aderiram à empresa Águas do Ribatejo com a rega dos espaços verdes públicos. Sugeriu a propósito o fim da tarifa fixa (agora quota de serviço, antes aluguer de contadores) e a redução do escalão único pago pelas autarquias aproximando o seu valor do que é cobrado às IPSS.
(Clique em cima para visualizar melhor)

O mesmo vereador associou-se à Srª Presidente da Câmara na referência elogiosa feita à organização das Festas do Foral dos Toiros e do Fandango, estendo esse elogio às demais Comissões de Festas do concelho de Salvaterra de Magos. Lamentou, no entanto, que o stand da Câmara Municipal na Feira Nacional de Agricultura tivesse estado muitos dias sem qualquer presença humana, o que não permitiu aproveitar na totalidade as virtualidades deste certame que contou com mais de centena e meia de milhares de visitantes.
(Clique em cima para visualizar melhor)

Os vereadores bloquistas, César Peixe e Margarida Pombeiro, destacaram que prosseguia o rebaixamento de lancis na freguesia de Salvaterra de Magos para facilitar a mobilidade das pessoas, que se iniciou a pintura de passadeiras pela freguesia da Glória do Ribatejo e que vão recomeçar os passeios de idosos que envolverão quase 2.000 pessoas, em viagens a Vieira de Leiria e Fátima, a decorrer até ao mês de Setembro.
O vereador Luís Gomes (BE) fez mais uma vez uma intervenção política condenando o PEC e o corte à nossa autarquia de uma verba anual de cerca de 220.000€ (aproximadamente 45.000 contos) e felicitou o executivo pelo workshop, que decorreu no Auditório do Cais da Vala, organizado pelo Movimento Pró Tejo, no passado dia 6 de Junho. A Srª Presidente ainda referiu mais alguns eventos como o Festival das Escolas de Natação, a 4ª caminhada pedestre integrada nas Festas do Foral e o OTL de Verão para crianças dos 7 aos 12 anos (de 5 de Julho a 27 de Agosto). Destaque ainda para o 1º lugar na prova de 45 Km de ciclismo, do cadete César Martingil, residente no Granho e apoiado pela Associação Ciclo Pampas daquela freguesia.

No período da Ordem do Dia há a registar a aprovação unânime dos diversos pontos da Ordem do Dia (isenções, alargamento de horário de funcionamento e processos municipais de licenciamento particular) tal a singeleza dos mesmos.


6 comentários:

  1. O stand da Câmara decorado com gosto??? Não me pareceu Eng. Hélder, o que vi lá foram uns fardos de palha, e cagadelas de falcão e um barco, parece que de há 8 meses para cá, o Concelho é apenas representado com o Escaroupim e Salverra de Magos, parece que a cultura gloriana os seus bordados a ponto de cruz e a suas ricas tradições são esquecidas, é estranho não acha???

    ResponderEliminar
  2. Caro(a) anónimo(a)
    Os bordados a ponto cruz estavam presentes num expositor ainda que a amostra fosse pouco expressiva para a importância desse património.

    ResponderEliminar
  3. Por lapso não referi que no período antes da Ordem do Dia o vereador Jorge Burgal (ex-PSD) criticou a opção municipal de manter fechado num dos últimos feriados o Palácio da Falcoaria, ainda mais quando uma agência de viagens tinha um grupo de 100 turistas que pretendiam visitar aquele Palácio e se disponibilizou a suportar o custo da sua abertura pelo período de 1 hora. Infelizmente a Srª Presidente da Câmara não acedeu ao pedido e aqueles visitantes acabaram por optar visitar o Museu Municipal de Benavente cuja Câmara Municipal o disponibilizou imediatamente.

    ResponderEliminar
  4. Isto da Falcoaria, vem dar alento aquilo que a sr.a presidente faz do Turismo do Concelheo, é muito giro dizer coisas engraçadas à comunicação social que a grande aposto do concelho é o turismo, e depois quando alguem o quer visitar ignora os turistas.
    Bom para o concelho vizinho de Benavente que sabe aproveitar as oportunidades, O Ganhão não brinca em serviço, concordas Helder?

    ResponderEliminar
  5. Caro(a) anónimo(a)
    Não me leve a mal mas prefiro não fazer comparações entre líderes de uma e outra gestão camarária... cabe às respectivas populações fazê-lo! Agora é evidente que em cada momento é preciso confirmar na prática aquilo que se anuncia pomposamente aos microfones das rádios. Em pouco tempo duas incongruências. Na Feira Nacional da Agricultura, 160.000 visitantes, stand da CMSM regra geral abandonado, stands de outras CM com presença e divulgação de prospectos e brochuras. Se uma centena de visitantes ao concelho não são razão bastante para abrir um espaço museológico o que será então?!...
    O que me parece sinceramente é que treze anos de poder, cansam e desgastam, e já "sabemos" tudo, já sabemos o que os eleitores valorizam ou não, e isso é que conta!... impera o EU e não o NÓS. Paciência, melhores tempos virão.

    ResponderEliminar
  6. Mas o vereador Cesar Peixe desde a ultima reunião veio dizer o mesmo? Rebaixamento dos passeios? Só isso?
    E a vereador Pombeiro diz que vai começar os passeios de idosos?
    Só isso?
    Estamos bem de facto! Essa informação qualquer funcionário, ou Encarregado sabe-a dar, não eram precisos os vereadores!

    ResponderEliminar