quarta-feira, 30 de junho de 2010

DATAS A RETER (em Junho)


(in http://historiadesalvaterra.blogs.sapo.pt/ de José Gameiro)


Outrora aconteceu, em Junho:

* No dia 1, de 1295 – Salvaterra de Magos, recebeu assinado pelo Rei D. Dinis, o seu Foral. Também neste dia, mas em 1982, em Glória do Ribatejo, foi descerrada uma placa comemorativa, pela publicação em 1937, do livro “Glória uma Aldeia No Ribatejo” do escritor Alves Redol. Em Salvaterra de Magos, em 1996, foi descerrado um busto de D. Dinis, na Praça da República.
* No dia 13, de 1962 – Faleceu Gaspar da Costa Ramalho, natural de Salvaterra de Magos, foi Lavrador e grande filantropo, pois construiu, ou ajudou a construir grandes infra-estruturas nas áreas: cultural, médica e cívica. Foi um grande benemérito da população mais pobre da vila. Nasceu em 20 de Outubro de 1868. Existe actualmente, no Bairro Pinhal da Vila, uma rua com o seu nome.
* No dia 10, de 1985 – Foi inaugurada a primeira Biblioteca Municipal, no edifício que tinha servido de espaço escolar, no Largo dos Combatentes em Salvaterra de Magos.
* No dia 21, de 1985 – Foi inaugurado um Centro de Dia, da Misericórdia de Salvaterra de Magos, num antigo edifício junto à câmara municipal. Ao acto estiveram presentes: Armando Oliveira (Provedor), Engº José Frazão (Governador Civil de Santarém), Engº Aleixo e Neto, representando a Raret e outras individualidades.
* No dia 28, de 1985 – Foram inauguradas as novas instalações da Delegação do BES, situadas, na Avª Dr. Roberto Ferreira da Fonseca, em Salvaterra de Magos.
* No dia 3, 1988 – Foi assinada a escritura que oficializava a “Associação de Defesa do Património Cultural e Natural do Concelho de Salvaterra de Magos”
* * No dia 10, 2000 – Foram iniciados em Salvaterra de Magos, os trabalhos de demolição da antiga e grande Adega e Caldeira de Aguardente, que pertenceu à família Henriques Lino e, cuja construção remontava ao ano de 1854. As pedras de lioz das janelas e entradas das portas, foram retiradas com grandes cuidados. No terreno seria construído um grande espaço habitacional e comercial, que confronta com a Av. Roberto Ferreira da Fonseca, Rua Elias Garcia e Rua Marquês de Pombal.

Sem comentários:

Enviar um comentário