quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 03-02-2010

No período antes da Ordem do Dia o vereador socialista Helder Esménio chamou a atenção do executivo da Câmara Municipal para o perigo em que se encontra o passeio que é usado pelos peões na Ponte D. Amélia em Muge, em que para além de faltar, num troço, a vedação de protecção existem também enormes buracos no pavimento por onde as pessoas podem cair (ver fotos no post anterior).
(Clique aqui para visualizar melhor)

Aquele vereador recomendou que a Câmara Municipal para melhorar a cobertura no concelho com iluminação pública, aumentando os índices de segurança de pessoas e bens, teria de encontrar forma de economizar energia, para que com o mesmo dinheiro chegasse a mais lados e em melhores condições. Sugeriu assim a gradual substituição das lâmpadas correntes de iluminação pública por lâmpadas com tecnologia LED (de muito mais baixo consumo e com maior vida útil) e que experimentalmente se associasse esta tecnologia a painéis fotovoltáicos que captariam a energia solar e alimentariam aquelas lâmpadas sem gastar a tradicional energia eléctrica fornecida pela EDP.
(Clique aqui para visualizar melhor)

O vereador Helder Esménio chamou ainda a atenção do executivo para a iniciativa que a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República está a levar por diante, intitulada “Viva a República!...”, que é uma exposição itinerante que durante todo o ano vai percorrer mais de uma centena de concelhos, e recomendou a candidatura de Salvaterra de Magos a este evento para que a nossa população e os mais jovens, em particular, possam tomar conhecimento de um dos períodos mais conturbados da História recente do nosso País.

 (Clique aqui para visualizar melhor)

O vereador (PS) João Manuel Simões sugeriu que a Câmara Municipal além da adesão ao Programa que distribui graciosamente fruta pelas crianças das nossas escolas, devia realizar campanhas de sensibilização junto da comunidade escolar, incluindo os encarregados de educação, para ajudar a mudar mentalidades e convencer os mais renitentes a consumirem com regularidade fruta.
(Clique aqui para visualizar melhor)

O vereador Luís Gomes (BE) depois de em reunião anterior ter feito uma intervenção sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, trouxe desta feita os temas do orçamento de estado e as eleições presidenciais do próximo ano (deixando explícito o apoio à candidatura de Manuel Alegre).
O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) questionou o executivo sobre a possibilidade de apresentação de novas candidaturas do município ao QREN, tendo o executivo prometido fazer um ponto da situação destas candidaturas municipais em próxima reunião.
A liderança bloquista informou os vereadores do teor da reunião havida com a ARH em que foi subscrito um protocolo que estende também ao dique do Escaroupim a candidatura da ARH aos fundos comunitários, que visa a consolidação de diversos diques na Lezíria do Tejo. Mantém-se a data limite de 31-05.2010 para os proprietários de poços e furos os legalizarem, sendo finalmente possível tratarem este assunto na CMSM – como já acontece há muito em quase todas as autarquias da região - passando a não haver necessidade daqueles proprietários se deslocarem a Santarém para tratar do assunto. A ARH terá alegadamente assumido o compromisso de elaborar projectos que permitam a requalificação das zonas envolventes ao Ribeiro da Glória e à Ribeira de Muge (Rossio em Muge). Quanto à problemática das valas apenas se prevê, no próximo ano, intervir em dois locais: Est. dos Almocreves nos Foros de Salvaterra e na R. da Galhota/R. dos Veríssimos em Marinhais. É de facto um programa bem pouco ambicioso e que deixa grandes preocupações quando ocorrerem de novo chuvadas mais fortes!

No período da Ordem do Dia há apenas a destacar a crítica formulada pelo vereador (PS) Helder Esménio à qualidade dos trabalhos feitos em Setembro de 2009 (à pressa e em período de campanha eleitoral) na Rua de Muge e na Rua de Coruche na Glória do Ribatejo.
(Clique aqui para visualizar melhor)

Sem comentários:

Enviar um comentário