sábado, 13 de dezembro de 2014

RELATÓRIO DE CONTAS DO FORENSE


A correcção no relacionamento entre instituições (e até entre pessoas) é uma pedra basilar no desenvolvimento do trabalho em prol das populações que se deseja e que, em muitos casos, é objectivo comum a uns e a outros.
É pois com alguma tristeza que elaboro este post que evidencia falta de correcção e de rigor por parte dos principais responsáveis do G. D. Forense (Presidente do clube e tesoureiro).

Vamos então aos factos:
  • A Câmara Municipal atribuiu no ano em curso um apoio anual a esta associação que ultrapassou em 70% o que lhe coube em mandato anterior, demonstrando o actual executivo com esta acção (e não com conversa da "treta") a sua disponibilidade para ajudar e valorizar o trabalho que a Direcção do GDF pretendia levar a cabo.
  • Mais tarde fomos confrontados pelo Sr. Presidente da Direcção e pelo Sr. Tesoureiro do Clube, creio que já não é o actual, de que seria importante para o desenvolvimento desportivo das crianças e jovens poder contar com mais duas balizas de futebol de 7.
  • Ainda que o custo daquele equipamento seja oneroso, como podem verificar na Factura que se junta, a Câmara Municipal quis continuar a ajudar este projecto desportivo e a Direcção que o protagoniza, daí que a Câmara Municipal tenha assumido a aquisição das balizas pretendidas e as tenhamos pago (conforme ordem de pagamento que se junta também) e as entregássemos, quando chegaram, no Campo da Pedrinha em Foros de Salvaterra.




Depois de tudo o que foi referido - a que podíamos somar a disponibilidade municipal para investir, logo no 1º ano do mandato, 250.000 € na compra de 5 ha de terra para a futura Área Desportiva e de Equipamentos dos Foros de Salvaterra e Várzea Fresca - não podem os órgãos sociais do G.D. Forense, se estiverem de boa fé no relacionamento com a Câmara Municipal, omitir num Relatório de Contas que o referido equipamento e a sua aquisição não foram feitas com as Contas do Clube, nas sim com as Contas da Câmara. 
O Relatório de Contas, abaixo, afirma que as balizas - adquiridas com dinheiro do Orçamento da Câmara Municipal - foram "Bens adquiridos neste semestre pelo Clube". Lamentável!...


Este esclarecimento público impõe-se pois aqueles dirigentes do GDF distribuíram por vários estabelecimentos comerciais o aludido "Relatório de Contas", informando mal associados e população em geral e ainda não tiveram a correcção de o corrigir, assumindo o erro que cometeram.
Não nos cabe, neste momento, pronunciar-nos sobre o rigor (ou a falta dele) nas Contas da colectividade, pois só o faremos em sede de atribuição de novo apoio municipal, se ele nos for solicitado, como está definido no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, mas julgo que soará estranho a todos que num relatório que apresenta Receitas e Despesas se coloquem como exemplos de Despesas feitas pelo Clube (Bens adquiridos pelo Clube) equipamentos que o Clube usa mas que foram adquiridos directamente pela Câmara Municipal.
Que cada um tire as suas conclusões!...

12 comentários:

  1. Existe de facto características importantes e pertinentes neste post, com erros graves das duas entidades envolvidas. Em primeiro o grupo desportivo que subvaloriza as contas, que por uma leitura financeira, se existe a aquisição do bem a contra prestação é a saída de meios monetários, logo as disponibilidades devem estar afectas do facto, se as balizas são provenientes de uma entidade publica, ou alguém se apropriou de fundos do grupo relacionando a diminuição das disponibilidades com a fictícia compra do equipamento ou, por inexperiência, colocaram a aquisição do equipamento sem a referida diminuição de disponibilidades. Por outro lado a entidade publica local ao efectuar o descrito no post, afectou a aquisição de um activo tangível (para uso da própria entidade ou para satisfação da população em geral) a uma restrita população. Não so apresentar casualidades e encontrar culpados, SOLUÇÃO: as balizas voltarem ao seu comprador e serem afectas a um espaço desportivo tutelado pelo município.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A população em geral é beneficiada pois são todas as colectividades apoiadas. O apoio ao todo faz-se pela soma das partes. O apoio às crianças e jovens dos Foros de Salvaterra vai continuar, foi a pensar neles que fizemos o que nunca antes foi feito - adquirir uma área para Zona Desportiva e de Equipamentos. A solução indicada é uma não-solução. A solução é bem menos complexa, é o assumir pelos responsáveis daquela Direcção (Presidente e tesoureiro) que cometeram um lapso e corrigi-lo. Só isso!... E já lhes foi dado muito tempo para o fazerem. Mas isso só está ao alcance de pessoas que primam pela correcção !...

      Eliminar
    2. Mas então se foi erro, logo não existe apropriação indevida de fundos do grupo, a resolução passa pela rectificação. Quanto ao meninos e de uma forma geral toda a população, penso que os espaços municipais serão o espaço ideal para beneficiar todos. Quanto a atribuição do subsidio, o mesmo volto a reafirmar foi mal feito, e qual a solução? Verificar como são HOJE atribuídas os subsidios comunitários... faz-se, verifica-se e depois comparticipa-se... simples. Penso que isto será uma critica construtiva e apenas se evolui com erros, os quais necessáriamente terão de ser reconhecidos inicialmente

      Eliminar
  2. Sr. Presidente : este post só evidencia o que o Sr. Pensa das colectividades do nosso concelho, porque existem muitas formas de aquisição, compra, doação, etc. O que o Sr. quer é que as pessoas vão ao beija mão. No relatorio não consta que as balizas fossem compradas pelo GDF, mas sim adquiridas e não diz a forma de aquisição. provavelmente queria que no relatorio estivesse que foram doadas pela CM, mas isso é chantagem da sua parte. Publique isto se tiver coragem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A coragem entre nós é bem evidente... um assina o que diz e dá a cara, o outro acorbada-se atrás do anonimato. A colectividade ser apoiada pela Câmara Municipal resulta do mérito da sua actividade, a colectividade esconder dos associados e da população que as balizas foram compradas pela Câmara é desrespeito por uma entidade pública, mais tentando fazer passar a ideia de que foram as contas do Clube que as adquiriram é enganar, é ludibriar... Não há beija-mão na CMSM, há apoios e subsídios e o mínimo que se exige é que eles sejam divulgados por quem os recebe, aliás é um imperativo legal.

      Eliminar
  3. Boas Sr. Presidente, penso que o anónimo que comenta esta real situação nunca foi dirigente de qualquer associação ou colectividade, pois em qualquer balancete de uma associação vem sempre mencionado os donativos recebidos e os protocolos efectuados seja com entidades publicas ou privadas e por vezes ou quase sempre vem o nome dessa entidade penso que o Sr. tem toda a razão pois não custava nada e ficava bem que no dito balancete viesse isto mencionado.
    Pois só alguém sem conhecimento de causa ou falta dela é que não sabe que ao fazer o modelo 22 do IRC esta doação vem la e de quem a fez.

    1 presidente de uma associação

    saudações piscatorias

    ResponderEliminar
  4. Em relação ao assunto, acho tudo isto um pouco confuso, o correto seria a discriminação dos valores dos bens adquiridos por parte do GDF, por outro lado, penso que este assunto deveria ser tratado num âmbito mais restrito, e não com esta publicação, ainda para mais numa pagina partidária (PS).
    Quanto a apoios convém lembrar que esta freguesia sempre foi discriminada, e se o não foi em relação a verbas foi de certeza em relação a equipamentos, obras, mão de obra, materiais e muito mais que facilmente se pode verificar.
    Espero que este não seja o protesto para mais uma vez a população de foros seja descriminada e prejudicada como sempre tem sido

    ResponderEliminar
  5. O Sr. tem toda a razão pois não custava nada e ficava bem que no dito balancete viesse mencionado que foi pago pela CMSM.
    Mas não foi uma esmola para se ter de agradecer, pois quem pagou estas balizas, foi quem pagou as de Salvaterra e foi tambem quem pagou as de marinhais, gloria, muge,etc.

    ResponderEliminar
  6. Gostava que o Srº tivesse a coragem e dignidade de publicar a questão sobre a legalidade em publicar documentos internos da Câmara Municipal!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A legalidade é tratada nos tribunais. Aqui o que está em causa é os associados e a população dos Foros de Salvaterra saberem que a Câmara Municipal e os dinheiros públicos apoiam o GD Forense, obrigação de divulgação que foi "esquecida". A verdade caro anónimo por vezes dói, principalmente junto daqueles que não estão de boa fé,

      Eliminar
  7. Sr. Presidente,

    Já agora, o Grupo Desportivo Forense também faz parte do Concelho de Salvaterra de Magos, e tem uma página de Facebook e um website (www.gdforense.com) por isso ficava-lhe bem corrigir o lapso cometido por não incluir na zona lateral do seu blog pessoal "Concelho de Salvaterra de Magos na Net" o link para o site do Grupo Desportivo Forense.

    Tem oportunidade de corrigir esse lapso porque alguem está alerta-lo para tal, coisa que o Grupo Desportivo Forense não teve oportunidade de o fazer porque não foi avisado por quem detectou esse lapso.

    Cumprimentos e BOM Natal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A omissão foi corrigida. Espero que os dirigentes em causa façam o mesmo, como atrás foi sugerido. Têm toda a oportunidade de o fazer... e o que diz quanto ao alegado desconhecimento é inverdade. Bom Natal.

      Eliminar