terça-feira, 16 de dezembro de 2014

APOIAR AS EMPRESAS E OS FUNDOS COMUNITÁRIOS


Na passada 5ª feira de manhã, os Presidentes de Câmara do Alto Alentejo e da Lezíria do Tejo reuniram com o Presidente e os vogais da CCDR Alentejo para obterem mais algumas informações sobre as regras e os montantes que serão atribuídos a Portugal e, em particular, às autarquias no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio: Portugal 2020.
Ainda que o montante global dos fundos seja semelhante ao canalizado anteriormente para o nosso País, o que é certo é que para o Poder Local haverá menos de metade das verbas contratualizadas do que as que estavam disponíveis no QREN, o que deixou os autarcas sobremaneira preocupados pois não vão ter disponibilidades financeiras para investir nos seus territórios, não conseguindo disponibilizar melhores condições de vida para as suas populações.
Também ficou claro que não vai haver dinheiro para estradas, nem para o desporto, e dificilmente haverá para equipamentos educativos e culturais. A primazia do investimento será a eficiência energética, acreditando-se que a área social e alguma regeneração urbana de espaços públicos possam também ser contemplados. Há que esperar pela regulamentação e pelos Avisos de candidatura!...


No mesmo dia, 11 de Dezembro, de tarde, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, através do seu Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo (GAE) levou a cabo uma primeira iniciativa de divulgação dos fundos comunitários que podem vir a ser aproveitados pelas empresas do nosso concelho.
O Auditório cheio de empresários evidenciou o mérito e a importância da iniciativa que, no entanto, vai ter de repetir-se, eventualmente mais direccionada a cada um dos sectores da actividade económica, principalmente quando forem conhecidos os regulamentos e os critérios de aprovação e quando estiverem abertas as candidaturas aos fundos. 
Recomendo a consulta ao Portal Balcão 2020 que vai ter toda a informação sobre estas matérias, disponível no endereço https://www.portugal2020.pt/Balcao2020/Utilizador/Utilizador/Login.

Sem comentários:

Enviar um comentário