quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

HABITAÇÃO SOCIAL E... MAIS OBRAS


A Rua das Sesmarias na Glória do Ribatejo vem sofrendo há meses trabalhos de beneficiação com a colocação de manilhas (drenagem pluvial) e o assentamento de lancis. Entretanto já se iniciaram também os revestimentos a calçada dos passeios.


Estes sãos os trabalhos preparatórios que levaram á repavimentação de seis arruamentos na Glória do Ribatejo. São eles: R. Dr. Eduardo Fonseca e Almeida, R. Combatentes do Ultramar, Largo da República, R. do Chaparrão, R. Francisco Miguel Caneira e Travessa das Cerradas.

 R. Combatentes do Ultramar (antes de...)
 Travessa das Cerradas (antes de...)

Entretanto, como as fotos ilustram, a empresa Águas do Ribatejo, depois de muita insistência da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, iniciou os trabalhos de reposição do betuminoso na vala aberta para o saneamento da Rua de Magos em Marinhais.


Porque a solução em execução pelas Águas mantinha parte da faixa de rodagem sem qualquer melhoria, a Câmara Municipal decidiu adjudicar ao mesmo empreiteiro a repavimentação da restante área da faixa de rodagem, o que confere ao arruamento muito melhores condições de circulação automóvel, como as fotos seguintes demonstram.


Ainda em Marinhais estão em curso os trabalhos de alargamento e repavimentação da Rua da Olaria, intervenção que integra a execução de serventias, de muros de suporte da plataforma da estrada e a drenagem pluvial.


Prosseguem os trabalhos de execução de passeios, construção de estacionamentos e de acesso automóvel na Quinta de Santo António em Marinhais, ilustrados pela foto seguinte.


Estão ainda em curso no concelho múltiplos arranjos urbanísticos como temos noticiado neste espaço, a requalificação da antiga praça de Marinhais em Mercado de Cultura, a execução de uma nova cobertura no ginásio de trampolins e a reabilitação de diversas habitações de cariz social, propriedade do Município de Salvaterra de Magos.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM


A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos está a proceder à requalificação de seis casas de renda social de que o município é proprietário e que se situam no Bairro Pinhal da Vila na sede de concelho.
Os trabalhos relacionaram-se com a substituição dos colectores domésticos,  colocação de lancis delimitando áreas de circulação automóvel e pedonal e criando alguns lugares de estacionamento. Outra das tarefas prende-se com o interior das casas, com a substituição das tubagens e caixilharias e revestindo os pavimentos e as paredes com materiais adequados. O estado de abandono a que foram votadas durante anos estas habitações impede que, por ora, possam ser atribuídas a famílias carenciadas. 
Neste caso e logo que as seis habitações sociais (T1) se encontrem disponíveis serão entregues. A ideia é também a de colocar revestimentos de paredes e de pavimentos, substituir portas e janelas e armários de cozinha. Nalguns casos há necessidade de construir novas redes interiores (águas, esgotos e eletricidade).Está ainda em causa a substituição de louças sanitárias, pinturas e o arranjo de pequenos logradouros.
Paralelamente, a estes trabalhos decorre também por administração direta da Câmara  um arranjo urbanístico daquele bairro social (construção de passeios, estacionamentos e zonas verdes). Estima-se que estes trabalhos, no seu conjunto, ultrapassem os 50 mil euros


Sem comentários:

Enviar um comentário