quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

BAIXO PODER DE COMPRA


Um recente estudo do Jornal de Negócios sobre o poder de compra concelhio mostra uma muito maior capacidade para quem vive junto à faixa costeira e nos centros urbanos do País, como o mapa acima ilustra bem.
O nosso concelho, apesar da sua proximidade à Área Metropolitana de Lisboa ocupa a metade inferior da tabela do ranking dos municípios do distrito de Santarém. Classificação a que não alheia a elevada taxa de desemprego da nossa população activa, uma das mais elevadas da região.
Vamos continuar a apostar no apoio  ao desenvolvimento da economia local, pois sabemos que se o fizermos aumentamos a chance de criar empregos e com eles advirá a melhoria das condições de vida das populações.
É por isso que já baixámos alguns dos impostos municipais (derrama, IMI e IRS), é também por isso que estamos a criar o portal do investidor e a definir os contornos do futuro centro incubador de empresas e é ainda por isso que tudo estamos a fazer para tentar animar (dinamizar) a economia local - iluminação, árvores com materiais reciclados e concurso de montras de Natal, exposição de presépios e atribuição de vales de compras a quem compre no comércio local, são algumas das iniciativas que temos em curso.
Não vai ser por não tentarmos que não vamos conseguir!...

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Os habitantes dos concelhos de Santarém e do Entroncamento são os que têm maior poder de compra em toda a região. Os dados são de um estudo do Jornal de Negócios(www.jornaldenegocios.pt), que colocam Mação e Ferreira do Zêzere nos últimos lugares.
O estudo do Jornal de Negócios considera três fatores: o indicador per capita do poder de compra, a percentagem do poder de compra e o ranking do indicador do poder de compra.
Entroncamento e Santarém são os únicos concelhos acima do indicador 100, seguidos de Benavente e Torres Novas, ambos na casa dos 90. Do lado oposto, Alpiarça, Sardoal, Chamusca, Ferereira do Zêzere e Mação não chegam ao indicador 70.
O estudo do Jornal de Negócios confirma que o litoral é mais rico que o interior e que mais de metade do poder de compra dos 308 municípios portugueses está concentrado nos 35 concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
O concelho com valor mais elevado é Lisboa, com 216,7% da média. Entre dez os municípios com poder de compra mais baixo, Celorico de Basto é o município mais pobre, com um poder de compra de 49,8% do total.
O indicador per capita do poder de compra representa o poder de compra do município dividido pelo número de habitantes. Com a média nacional em 100, o valor de cada concelho representa o seu posicionamento face à média de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário