domingo, 25 de abril de 2010

LIXO(S)

(Marinhais)

Como as fotos mostram é preciso fazer mais alguma coisa para manter limpa e asseada a nossa rede viária e as zonas que a limitam!...


(Granho Novo)

As fotos também evidenciam a crescente preocupação da população com o meio ambiente, uma vez que vai transportando para junto dos ecopontos os resíduos que carecem de tratamento.

Infelizmente, a par da diminuta capacidade de armazenamento no terreno - ou da ineficácia na recolha - a falta de um Ecocentro (prometido há uma dezena de anos) origina que todo o tipo de detritos se acumule junto aos contentores!...

5 comentários:

  1. Uma grande verdade Sr. Hélder. Todavia, tenho vizinhos que já fizeram queixa na junta de freguesia de Marinhais de pessoas que deixaram restos de relva no contentor mas a junta nada fez. Por outro lado as pessoas dizem que não podem esperar pela recolha de lixo.

    ResponderEliminar
  2. Impõe-se refira que a recolha e o tratamento dos lixos depositados nos Ecopontos é uma responsabilidade da empresa (intermunicipal)Ecolezíria.
    Já a recolha dos resíduos sólidos urbanos depositados nos contentores tradicionais é uma responsabilidade da Câmara Municipal. As Juntas de Freguesia não têm viaturas de recolha de lixo, essa é uma competência municipal.
    A colocação de relva nos contentores enchendo-os é de facto um disparate. Primeiro porque lhes retira espaço para o lixo que precisa de ser tratado, depois porque a relva pode simplesmente ser depositada em qualquer terreno pois não polui.
    Na experiência que vivemos no dia da iniciativa "Limpar Portugal" constatámos que muitos cidadãos já depositam a relva nas matas e pinhais o que não faz mal, desde que levem de volta os sacos plásticos que usam para o seu transporte, até para os reaproveitar para outras ocasiões.
    Concordo que devia haver mais informação, para haver mais sentido crítico e por essa via conseguirmos maior civismo.

    ResponderEliminar
  3. A Câmara Municipal esta-se nas tintas, aproveitaram a iniciativa "Limpar Portugal" para se autopromover e tentar receber os louros, presidente e vereadores, naquilo que foi uma iniciativa das pessoas e colectividades, a Câmara apenas disponibilizou transporte das freguesias para os aterros.

    Neste campo em que é de competência da Câmara, ecoleziria, o que seja é a "porcaria" que vemos!

    ResponderEliminar
  4. Em abono do rigor deixe-me que diga que o transporte dos detritos recolhidos pelas associações e pelos cidadãos anónimos na freguesia de Marinhais, aquando da iniciativa "Limpar Portugal", foram transportados ao aterro da Raposa pela Junta de Freguesia local.

    ResponderEliminar
  5. Toda esta problemática existe por uma só razão. "FALTA DE INFORMAÇÂO" Não existe na minha memória que vivo neste Concelho á 45 anos qualquer tipo de atitude dos responsáveis Autarquicos (actuais e antigos)que conduza a uma melhor gestão da necessidade de depositar RSU nos contentores respectivos. Assim as pessoas fazem o que vão ouvindo e o que se vai ouvindo quase nunca é o mais correcto pelo que as consequências são as demonstradas pelas fotos do Post. A gestão da recolha e tratamento de RSU neste Concelho faz-se por tentativas uma vez que não são realizados quaisquer estudos acerca das quantidades e/ou caracterização dos RSU de cada ponto de recolha seja ele um contentor tradicional ou um Ecoponto. Poucas pessoas sabem que a CMSM possui um serviço de recolha de Monstros Domésticos e como aceder ao mesmo o que traduz bem a importância dada a este tema que preocupa todo o País excepto o Concelho de Salvaterra de Magos como sempre na Vanguarda do atraso. LAMENTÁVEL Srª Ana Pardal ABSOLUTAMENTE LAMENTÁVEL.

    ResponderEliminar