terça-feira, 24 de novembro de 2015

GINASTAS DO CLUBE DE TRAMPOLINS NOS MUNDIAIS


São 12 os ginastas do distrito de Santarém que vão marcar presença, em Odense, Dinamarca, nas competições mundiais de trampolins que se aproximam. No Campeonato do Mundo de absolutos, que decorre entre 26 e 29 de Novembro, vão estar Bruno Nobre (Clube Futebol Estevense) e as gémeas Ana e Andreia Robalo (Clube de Trampolins de Salvaterra). Do mesmo clube estará também a atleta brasileira Ingrid Simão, que está em Portugal desde Fevereiro. De destacar também as presenças dos ginastas olímpicos Ana Rente e Diogo Ganchinho, naturais do distrito mas que competem pelo Lisboa Ginásio Clube.
Já em Dezembro, entre os dias 3 e 5, decorre a Competição Mundial por Grupos de Idades, destinada aos mais jovens. Os atletas presentes serão Lucas Santos, Henrique Moreira, Ana Gomes e Ana Ferreira (todos do Clube de Trampolins de Salvaterra) e ainda Gonçalo Faro (Gimno Clube de Santarém), Maria Barba (Ateneu Artístico Cartaxense) e André Graça (Ginásio Clube de Tomar).
Ana Gomes, de 17 anos, vai à Dinamarca com uma missão muito concreta: defender o título mundial de trampolim sincronizado que conquistou no ano passado, ao lado da colega e amiga Mariana Carvalho, do Grupo Sportivo de Carcavelos. “Gostava de repetir o feito. É sempre difícil mas vou lá para tentar e acho que é possível”, conta. A ginasta competirá também em trampolim individual, que considera ser “um desafio maior” e no qual o objectivo é chegar à final. Ana Gomes contou também qual o segredo para ser campeã do mundo: “É treinar todos os dias e ter uma boa relação com a minha parceira. Trabalho muito bem com ela e somos muito amigas. Mas basicamente é tudo à base do trabalho”.
De toda a comitiva portuguesa que vai para Odense, o mais velho é Bruno Nobre, de 35 anos, que vai participar no seu 10º Mundial. Assume que não está a 100 por cento devido a uma ruptura na coxa mas nem por isso deixa de ter ambições. “O objectivo é sempre entrar nos 8 finalistas. Entrando lá, chegar às medalhas é fácil, desde que não se façam asneiras”, afirma. Na qualidade de mais velho do grupo, é o conselheiro dos mais jovens: “Não o faço por obrigação, faço com prazer. Digo-lhes para aproveitarem ao máximo, para aprenderem com os adversários e para correrem atrás dos objectivos com muito treino e muita dedicação”.
Ana Estela Robalo ficou, no ano passado, em quarto lugar na competição de duplo mini trampolim dos Mundiais de Daytona Beach, nos Estados Unidos. Este ano quer subir um degrau: “Quero garantir a final e tentar um lugar no pódio. Agora vai correr melhor”, afirma. Como habitualmente, vai ter a companhia da irmã gémea Andreia Robalo: “Isso ajuda porque nos apoiamos uma à outra”. As irmãs Robalo vão ambas tentar subir ao pódio, embora Ana lembre algo importante: “Competimos contra ginastas de alto nível, que treinam muitas horas por dia, coisa que nós não conseguimos”.
De referir que o treinador responsável será Carlos Matias, que é também técnico do Clube de Futebol Estevense e do Clube de Trampolins de Salvaterra, e que o distrito terá também uma representante no que aos juízes diz respeito, caso de Ana Varejão, que pontuará nas provas do Campeonato do Mundo e da Competição Mundial por Grupos de Idades.

Sem comentários:

Enviar um comentário