quarta-feira, 18 de novembro de 2015

FUNDOS COMUNITÁRIOS PARA A REGENERAÇÃO URBANA CAVAM DIVISÕES EM VEZ DE AS ATENUAR


Os fundos comunitários negociados entre o último governo português e a União Europeia vão dividir a meio Portugal. Haverá um conjunto de concelhos que receberão verbas vultosas para a regeneração urbana e outros, seus vizinhos, que terão de se contentar com "migalhas". 
Estima-se que o nosso concelho com mais 31 só na região Alentejo e Lezíria receberão 10 vezes menos dinheiro para a reabilitação urbana e o tratamento de espaços públicos, sem que se perceba a razão de tal discrepância, pois ela não tem suporte técnico.
Mais caricata é esta situação quando é o Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional (FEDER) - cuja missão é, alegadamente, o desenvolvimento sustentável e a coesão das regiões europeias - que promove esta divisão e esta clivagem.
Teremos amanhã em Salvaterra de Magos uma reunião para debater e reflectir estas matérias e estabelecer um modo de acção que possa ajudar a minorar esta injustiça relativa. Primeiro é a inexistência de fundos comunitários para pavimentarmos estradas, ao contrário do que sempre sucedeu desde 1985 e agora são as verbas para a regeneração urbana que só chegam a alguns. Lamentável!...





Sem comentários:

Enviar um comentário