sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A TERRA TREME


O exercício A TERRA TREME tem a duração de um minuto e qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo.
Promovido pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, entre elas a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, este projecto enquadra-se nos objectivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas acções que assinalam os 260 anos do sismo de 1755,  pretendendo envolver as diferentes comunidades na sua preparação para o risco sísmico.
No contexto do lançamento do Referencial de Educação para o Risco – ReRisco, elaborado em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, destacamos na campanha deste ano o papel da escola e da comunidade educativa no incentivo a uma cidadania verdadeiramente activa em matéria de protecção e segurança. As nossas crianças e jovens são importantes agentes de mudança, não só pela aquisição de competências que lhes permita saber o que fazer e não fazer perante cada risco, mas como valiosos transmissores de uma cultura de prevenção à família e à comunidade onde vivem.
Para além da prática dos 3 gestos, no minuto definido para o exercício, A TERRA TREME procura promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo. É um exercício que vai ser realizado pela terceira vez em Portugal e é inspirado no modelo norte-americano ShakeOut.
Correspondendo ao desafio lançado pela Câmara Municipal os Agrupamentos de Escolas de Marinhais e de Salvaterra de Magos e a Escola Profissional de Salvaterra de Magos vão aderir a esta iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário