quarta-feira, 14 de outubro de 2015

INTERVENÇÕES RECENTES (E EM CURSO) NA UNIÃO GlÓRIA DO RIBATEJO-GRANHO


A cobertura parcial do Ribeiro existente na Glória do Ribatejo e as características da sua envolvente originavam o escoamento de águas para alguns locais onde estas se acumulavam antes de entrar naquela linha de água, causando prejuízos e sobressaltos a quem vive nas imediações.


Para minimizar este impacto e dar tranquilidade àquelas populações temos em curso a diminuição da área de muro que impedia o franco escoamento das águas e a colocação, no seu lugar, de uma guarda metálica. Para facilitar o acesso à linha de água e a algumas parcelas de terreno intestantes vamos construir uma escada cuja estrutura não impeça a normal drenagem das águas.


A pista municipal de motocross situada na Lagoinha, Glória do Ribatejo, recebeu várias intervenções de melhoramento do Município de Salvaterra de Magos, sejam ao nível do piso, dos saltos e até da limpeza do recinto. Apoiámos ainda a organização do último evento ali realizado com a cedência de alguma logística, de uma rectroescavadora e de um electricista que estiveram em permanência no local.


Como fica evidente nas três fotos anteriores, a intervenção que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos fez na melhoria dos acessos ao Cabeço da Nogueira, Glória do Ribatejo, resultou, apesar da intensa chuva caída nos últimos dias. 
A colocação de uma camada de sub-base em saibro, revestida por uma camada de toutvenant, a par da correcção das inclinações transversais dos arruamentos demonstram que a opção foi correcta, ainda que se imponha uma cuidada vigilância, principalmente após dias de maior pluviosidade. 


A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos colocou vário do seu equipamento - motoniveladora, camião, tractores e rectroescavadora - ao serviço da abertura de um novo caminho, uma velha aspiração da população da Glória do Ribatejo, principalmente a residente no Cabeço da Fava.
Este abaixo assinado não teve seguimento em mandatos anteriores e o actual executivo camarário disponibilizou de imediato os seus serviços de Topografia para realizar o estudo que acabou por conduzir à abertura desta estrada.
Foi uma decisão importante porque contribui substancialmente para diminuir o risco e facilitar a assistência médica a todos - e são muitos - os que residem nas Travessas estreitas que tinham início na Rua do Cabeço da Fava e agora passam a ter saída para este novo arruamento, a Travessa das Janeiras.
Falta-nos ainda executar alguns trabalhos de terraplanagem, executar algumas drenagens e aplicar algum revestimento em toutvenant para facilitar a circulação automóvel.


Os Serviços do Município de Salvaterra de Magos corresponderam favoravelmente a um pedido do Sport Clube Desportos da Glória do Ribatejo e já repintaram as linhas de jogo - futebol de 7 - do Campo dos Carvalhos e fizeram-no a tempo de permitir a realização de jogos do campeonato distrital naquela infraestrutura desportiva.
Mantém-se ainda os apoios financeiros, em mão-de-obra e, sempre que possível, em material à Junta de Freguesia Glória-Granho nos trabalhos (em curso) de recuperação do Espaço Jackson.


Ainda na mesma União de Freguesias, mas agora no Granho, prosseguem a ritmo razoável os arranjos urbanísticos da Rua Principal, que vão permitir dotá-la - no seu troço mais densamente povoado - de drenagens pluviais, de lancis e de passeios revestidos a calçada de vidraço.


Enquanto isso, no Parque Infantil por detrás da Igreja do Granho, assumimos a tentativa de resolver os problemas de acumulação de águas que ali aconteciam e vamos também ampliar um pouco a área destinada às crianças colocando no local mais um brinquedo.


Com a colocação, regularização e compactação de toutvenant no parque de estacionamento que ladeia o cemitério do Granho, foi finalmente possível à Câmara Municipal assegurar a sua pavimentação e concluir mais uma obra que beneficia aquela população.

Sem comentários:

Enviar um comentário