sexta-feira, 3 de abril de 2015

MOTONÁUTICA NO RIO TEJO


NOTA DE IMPRENSA

Prova de Motonáutica no Escaroupim

O Município de Salvaterra de Magos celebrou com a Federação Portuguesa de Motonáutica um protocolo de cooperação, com vista à realização de uma prova do Campeonato Nacional de Motonáutica, em Escaroupim, no concelho de Salvaterra de Magos.
O referido protocolo foi aprovado por unanimidade, em Reunião de Câmara ocorrida a 07/01/2015, prevendo a realização da prova a 20 e 21 de Junho.
Este protocolo salvaguarda as responsabilidades de cada uma das partes na realização da prova, estando expresso que a realização da mesma está também condicionada à obtenção pela Federação da modalidade do necessário licenciamento junto de todas as entidades competentes.
Aquando da definição da área de realização da prova, o Município de Salvaterra de Magos aceitou que a mesma pudesse ser projectada para a frente de rio do principal cais do Escaroupim, espaço fluvial em que ocorre diariamente o maior trafego fluvial naquela área, seja pelas embarcações a motor dos pescadores locais, seja pelas embarcações dos vários operadores turísticos que ali iniciam e terminam as suas rotas, seja por todas as embarcações particulares que diariamente circulam naquela área.
O traçado final da prova, que a federação prepara, salvaguarda desde a primeira hora a necessidade de manter uma distância considerável entre este traçado e o mouchão que fica na direcção do cais fluvial, mas no centro do leito do rio, de modo a causar o mínimo impacto possível na fauna ali existentes.
As premissas de salvaguarda ambiental e a imperiosa necessidade do respectivo licenciamento da prova pelas entidades competentes, são demonstrativos da responsabilidade com que cada uma das partes prepara este evento.
Atentos a estas preocupações e tendo tomado conhecimento que a realização da prova no mês de Junho, mesmo salvaguardando as premissas de não proximidade do trajeto da prova, seria prejudicial ao normal período de nidificação das espécies migratórias que se instalam no referido mouchão, o Município de Salvaterra de Magos e a Federação Portuguesa de Motonáutica decidiram adiar a prova de motonáutica do Escaroupim para a fase final do campeonato nacional da modalidade, em data a anunciar e cumprindo os mesmos requisitos de licenciamento e de salvaguarda.
O Município de Salvaterra de Magos resolveu também convidar a associação QUERCUS a ser parte ativa no processo de planeamento desta prova.

Paços do Concelho, 31 de Março de 2015.

O Presidente da Câmara Municipal
Hélder Manuel Esménio

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Sem comentários:

Enviar um comentário