domingo, 25 de setembro de 2011

PREOCUPAÇÕES QUE SE ADENSAM


A inércia da Câmara Municipal mantém-se no que diz respeito à adopção de medidas que possam contribuir  para a redução das velocidades nas vias nacionais que atravessam as povoações de Marinhais (EN 367), de Foros de Salvaterra e da Várzea Fresca (ambas, EN 114-3).
Na última reunião da Assembleia de Freguesia dos Foros de Salvaterra (como ontem noticiámos) e também na  reunião de Câmara da passada 4ª feira, o vereador socialista João Manuel Simões voltou a chamar a atenção para a necessidade de se tomarem medidas que possam levar os automobilistas a circularem com menor risco de acidente para todos os utente daquelas vias públicas.
A forma mais eficaz de o conseguir, embora difícil de o concretizar em zonas urbanas consolidadas é construir rotundas. Daí que estes vereadores tenham já sugerido há meses que, em conjunto com a Estradas de Portugal, se elaborasse um projecto que garantisse a colocação de rotundas na EN 118, ao cruzamento dos Ramalhais e no entroncamento da Rua do Cartaxeiro. Se tal já tivesse sido possível de implementar provavelmente já teriam diminuído os acidentes que naqueles locais se vão acumulando.


Mas os acidentes com consequências graves avolumam-se também na EN 367 e na EN 114-3, alguns dos quais atropelamentos que ocorrem nas passadeiras para peões. Sugerimos, então, um reforço da semaforização ao longo daquelas vias, regulando alguns cruzamentos e entroncamentos com maior tráfego e a colocação de passadeiras elevadas e/ou bandas redutoras de velocidade em locais devidamente estudados e acordados com a Estradas de Portugal. A segurança tem de estar sempre em primeiro lugar!

Sem comentários:

Enviar um comentário