sábado, 10 de setembro de 2011

ENERGIAS RENOVÁVEIS - É POSSÍVEL, SE QUISERMOS!

(Mark Twain, escritor, USA, 1835-1910))

"Um homem com uma ideia nova é um excêntrico até que a ideia resulte"

Há quem já ande a cuidar da sua auto-suficiência em termos energéticos recorrendo às energias renováveis - sol, vento e aproveitamento do potencial hidráulico. Com estas iniciativas vai sendo possível diminuir a dependência eléctrica de algumas comunidades e diminuir drasticamente as emissões de dióxido de carbono.
A notícia mais recente diz respeito a um projecto que se prevê esteja concluído este ano e que servirá os 11.000 habitantes da ilha "El Hierro" (nas Canárias) que vivem a 1.500 Kms da costa espanhola, no Oceano Atlântico.

(clicar em cima da notícia para a ler melhor)

Consultando outra fonte podemos confirmar que antes de El Hierro a primeira ilha a ser totalmente servida por energias renováveis foi a ilha dinamarquesa Samso que, há já alguns anos, envolveu toda a comunidade - mais de 4.000 habitantes - neste esforço de auto suficiência energética, apenas com o recurso às renováveis..

(Para ler melhor a notícia clique em cima dela)

O nosso País, reconheça-se, também já começou a dar passos no mesmo sentido. Seria bom que todos ajudássemos. O Poder Local pode dar o exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário