terça-feira, 13 de setembro de 2011

ÁRVORES QUE AMEAÇAM CAIR

(Rua da Olaria, Marinhais)

Na última reunião de Câmara, os vereadores socialistas - pela voz do vereador João Manuel Simões - chamaram a atenção para o estado em que se encontram os choupos na berma da Rua da Olaria em Marinhais, cujo estado fitossanitário está longe de ser o melhor. 
As suas dimensões são consideráveis, durante o inverno com o alagamento dos terrenos e os ventos que costumam fazer o risco de queda é elevado, pelo que seria da mais elementar segurança proceder ao seu corte, pois em caso de queda para além dos danos que podem causar na estrada e aos que nela circulem, ainda podem atingir as construções vizinhas, e cortar o abastecimento eléctrico e telefónico.

(R. António Sérgio, Marinhais)
.
Mas há de certeza outros locais onde o risco é semelhante, como a foto anterior bem ilustra. Antes da próxima época das chuvas o Serviço Municipal de Protecção Civil deveria fazer o levantamento das situações de maior risco, pela gravidade dos danos que podem causar, recorrendo naturalmente à ajuda dos(as) Presidentes de Junta pelo conhecimento que têm do seu território e da eventual existência de reclamações ou preocupações dos que habitam na freguesia. É preciso agir!

5 comentários:

  1. De referir que o caminho em direcção a Ponte Rainha Dona Amelia está uma vergonha, com tanta cana a tapar a visibilidade aos condutores que por ali passam!

    ResponderEliminar
  2. Qual Protecção Civil? Isso foi chão que já deu uvas. Foi das poucas coisas ou unicas diria até, a funcionar realmente nesta camara municipal, e hoje o que temos? Uma protecção civil virtual, fantasma ora levada a cabo pelo chefe de gabinete ora pelo senhor dos recursos humanos. Realmente ve se o jipe circular por aí, mas infelizmente ao serviço do marketing e publicidade. Enfim resta-nos olhar à volta e com uma enorme tristeza constatar que este concelho para além de se ter estagnado no tempo e estar atrofiado pela falta de Projecto, ainda regride... Como é que é possível?? Estamos a falar da PROTECÇÃO CIVIL, nós munícipes portanto.

    ResponderEliminar
  3. Em relação às árvores da rua da Olaria em Marinhais, assunto que a Protecção Civil, penso que estava a tentar resolver, uma vez que em Março de 2010 cheguei a falar com o responsável no local.
    Mas, já que pedem comentários, na minha opinião a responsabilidade pela limpeza ou corte das árvores é o proprietário do terreno pegado, uma vez que foi este que as plantou. Só que, quando as árvores começaram a crescer, chegou a vedação mais para trás e estas ficaram em terreno público, responsabilizando assim a Junta de Freguesia.
    Sugiro para que se tirem as dúvidas, quem de direito faça deslocar ao local, os topógrafos da Câmara Municipal, ou verificarem de onde parte a vedação Sul da propriedade e já agora falarem com a vizinhança mais idosa.
    Certamente chegarão a alguma conclusão, antes que o pior aconteça.

    ResponderEliminar
  4. Era importante que antes do mercado mensal deste Domingo tirar as imensas ervas dos passeios na rua António dos Santos Pancada pois esta apresenta um estado de falta de limpeza e total desmanselo

    ResponderEliminar
  5. Com os poucos meios financeiros de que a Junta dispõe - até para fazer face a encargos que herdou junto de fornecedores, da segurança social e da Adse - e dos parcos recursos humanos ao seu serviço, a Junta de Freguesia de Marinhais tem em curso uma campanha muito relevante de limpeza de arruamentos e tratamento (e rega) de espaços verdes. Foram vários os Bairros que já limpos - junto ao Lima, ao B. Simões, etc - a R. João Pinto de Figueiredo, trataram-se as envolventes das escolas, cuidou-se o jardim junto à escola EB 2,3 de Marinhais e mesmo dentro da Escola. Agora por causa do mercado a Junta está a limpar o Largo do Mercado e vai apanhar as ervas de que falou na Rua António dos Santos pancada. Obrigado pelo seu contributo.

    ResponderEliminar