segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

POR AGORA ESTÁ RESOLVIDO


Ainda no ano passado, como tive oportunidade de vos transmitir, fui recebido em audiência (a 22-12-2015) pelo Sr. Ministro da Saúde e pela sua equipa de Secretários de Estado.
Nesta reunião transmiti o essencial das preocupações do Município de Salvaterra de Magos em matéria de saúde, de que destaquei, pela premência da sua resolução, o aproximar do final dos contratos de prestação de serviços que permitiam a colocação de 3 (dos 4 que temos) médicos estrangeiros no concelho, substituindo os médicos de família em falta para 48% da população.
Alertei os governantes para o facto de no dia 4 de Janeiro de 2016 o concelho de Salvaterra de Magos ficar apenas com metade dos médicos que tinha em Dezembro, pois o Governo anterior apenas tinha colocado a concurso metade das horas médicas necessárias, o que poria em causa a possibilidade de manter abertas as extensões de saúde de Marinhais ou de Glória do Ribatejo.
A fixação por 3 anos de um médico cubano em Foros de Salvaterra - a quem damos alojamento, alimentação e transporte - onde ainda se mantém, ainda que a meio tempo, um médico nacional resolvem o essencial dos problemas que ali se colocam.
A substituição de um médico que foi para a reforma por um que concluiu o internato e esteve a contrato em Salvaterra de Magos, resolve a maioria dos problemas que se colocam em Salvaterra de Magos.
No início do ano foram colocadas 2 das 3 médicas que antes serviam as populações de Marinhais e de Glória do Ribatejo, o que acarretou um défice da qualidade de atendimento na Glória do Ribatejo.
Insistimos junto do Ministério e conseguimos que a ARS LVT - em particular o Dr. Luís Pisco - recebesse instruções para reforçar de imediato as horas para o concelho de Salvaterra de Magos e até para resolver outras situações na Lezíria do Tejo.
Ficámos satisfeitos com os resultados obtidos que permitiram que a Drª Chantal voltasse hoje, dia 11 de Janeiro, à Glória do Ribatejo corrigindo-se - ainda que mantendo por ora a precariedade - o erro do anterior Governo que deixou parte da nossa população sem acesso a cuidados de saúde primários.
O Município de Salvaterra de Magos vai continuar a assegurar as consultas que são prestadas por duas destas médicas nas antigas extensões de saúde de Muge e do Granho.
Enquanto não tivermos mais médicos integrando os quadros do Serviço Nacional de Saúde não podemos dar por resolvido definitivamente este problema, o que nos obriga a um constante estado vigilante.
Mais uma vez agradeço a colaboração da Santa Casa da Misericórdia e dos CBES de Glória do Ribatejo, Marinhais, Foros de Salvaterra e Muge que têm sido nossos parceiros na fixação, no território municipal, de 4 médicos estrangeiros e 1 médico nacional, desde que tomámos posse em 18 de Outubro de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário