terça-feira, 12 de janeiro de 2016

A QUEM POSSA INTERESSAR... PERSPECTIVAR O FUTURO?!...


  1. Nesta segunda metade do mandato autárquico 2013-2017 vamos continuar a dotar as nossas povoações de melhores condições de circulação pedonal, por isso vamos continuar a executar redes de esgoto pluvial, lancilagens e passeios e vamos prosseguir com os trabalhos de repavimentação de estradas, em particular, junto aos centros urbanos.
  2. No que diz respeito aos cuidados de saúde primários não desistiremos de tentar mais estabilidade dos médicos de família nas extensões de saúde de Glória do Ribatejo, Marinhais e Foros de Salvaterra. Nós vamos querer continuar a ajudar os médicos (estrangeiros ou não) a fixarem-se no nosso concelho e vamos tentar manter abertos os consultórios que temos em Muge e no Granho.
  3. Vamos terminar o Plano Municipal de Acção e de Regeneração Urbana (PARU), instrumento fundamental para alcançarmos algumas verbas comunitárias para a requalificação, entre outros, dos edifícios pombalinos e da antiga escola O Século que se situam no Largo dos Combatentes e na Praça da República em Salvaterra de Magos. Incluiremos também no PARU a necessidade de se obterem verbas para reabilitar o edifício da Casa do Povo em Muge. Tentaremos ainda, se for essa a vontade da União de Freguesias Glória do Ribatejo e Granho, incluir uma candidatura municipal para a requalificação do Espaço Jackson a Pátio das Colectividades, auditório e biblioteca na Glória do Ribatejo.
  4. A próxima aposta na área da educação é a candidatura a financiamento comunitário da construção do Centro Escolar dos Foros de Salvaterra e da Várzea Fresca.
  5. Na área do desporto e da ocupação dos tempos livres das crianças e jovens estamos num processo que se obtiver visto favorável do Tribunal de Contas vai permitir a construção de dois sintéticos (futebol de 11) um em Salvaterra de Magos e outro nos Foros de Salvaterra. Entretanto algumas colectividades - já me contactaram o Clube Desportivo Slvaterrense e o Sport Clube Desportos da Glória do Ribatejo - tencionam apresentar candidaturas a apoios da Federação Portuguesa de Futebol com vista a ampliarem e requalificarem os seus balneários. Ajudaremos, dentro das nossas limitações orçamentais, a viabilizar esses projectos.
  6. Na área do apoio aos nossos seniores vamos continuar a ajudar as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), sendo que vamos ter de conseguir mais alguma resposta edificando Estruturas Residenciais para Idosos, sendo o CBES da Glória do Ribatejo o que está mais próximo de poder apresentar uma candidatura a fundos comunitários.
  7. Vamos manter o esforço que assumimos no desenvolvimento económico e empreendedorismo, vamos continuar a divulgar e promover o concelho na perspectiva de com isso conseguirmos mais visitantes e maior volume de negócios. Por isso vamos continuar a apostar na programação e nos eventos de cariz lúdico-cultural e de apoio ao artesanato, ao produtor e à economia local. É nossa intenção que se mantenham: Projecto Praça ComVida, Mês da Enguia, Feira de Magos, Artes e Sons da Glória do Ribatejo, festas de Verão, Jornadas de Cultura e a iniciativa Natal e o Comércio Local.
  8. Vamos querer manter a Revista Magos (anual) pois é um importante contributo para a recolha e a divulgação da nossa cultura e história.
  9. Caminharemos na criação do Museu do Rio Tejo no Escaroupim, daremos passos com vista à concepção do Museu do Concelho de Salvaterra de Magos e continuaremos a apoiar o estudo dos Concheiros de Muge pelos arqueólogos da Universidade do Algarve.
Admito ter esquecido outros projectos, terei tempo de corrigir esse lapso... mas 2 anos passam muito depressa quando(ainda)  se tem vontade - e entusiasmo - para FAZER!...

Sem comentários:

Enviar um comentário