sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

LIMPEZA DE FOSSAS, UMA EVOLUÇÃO POSITIVA


A reunião do Conselho de Administração da empresa Águas do Ribatejo com os representantes das Câmaras Municipais associados nesta empresa intermunicipal que debateu a problemática da limpeza de fossas teve lugar ontem de manhã.
Com efeito, correspondendo a pedido da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos para ser debatido este tema pela importância que ele tem para os cidadãos do concelho de Salvaterra de Magos que não dispõem de rede pública de recolha de efluentes domésticos, a reunião aconteceu num clima de colaboração e entre-ajuda.
Os diversos autarcas apresentaram a situação que caracteriza cada um dos concelhos, ficando evidente que pelo número de fossas a recolher os concelhos da Chamusca e de Salvaterra de Magos eram os que apresentavam maiores "queixas" pela recente alteração verificada na prática da empresa, respondendo de algum modo aos requisitos legais e ás recomendações da entidade reguladora do sector.
Contudo, em face do elevado preço praticado pelos prestadores de serviços da empresa na recolha e transporte dos esgotos de cada uma das fossas, foi decidido regressar de algum modo ao modelo de funcionamento do ano findo, permitindo ás Juntas de Freguesias a continuidade da prestação daquele serviço ás populações, pois fazem-no a um preço muito mais económico (menos de metade do valor cobrado pelas Águas do Ribatejo). Foram, assim, simplificando, levantadas as restrições ás Juntas de Freguesia a quem se exigiu que fizessem apenas em 2 dias as entregas na ETAR o que é de todo impossível face ao elevado número de serviços a prestar, principalmente nas freguesias de Marinhais e Salvaterra de Magos/Foros de Salvaterra .
Paralelamente a esta decisão foi ainda assumido pelos presentes que iria ser revisto o tarifário por forma a que o preço a pagar pelos clientes da empresa que não dispõem de rede de esgotos fosse a mesma tarifa variável que aquela que é aplicada aos clientes da empresa cujos esgotos estão canalizados para a rede de colectores. A concretização desta alteração do tarifário exige a aprovação em todos os órgãos autárquicos, estimando-se que tal só possa acontecer a partir de Maio do ano em curso. Ou seja, pretende-se tratar o mais igual possível todos os munícipes, aliás como havia defendido na última reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
Os Presidentes de Câmara aceitaram ainda a proposta que fizemos de realizar um estudo económico que permita determinar qual o impacto que teria no tarifário ser a empresa Águas do Ribatejo .- e já não as Juntas de Freguesia - a fazer a recolha, o transporte, a deposição em ETAR e o tratamento dos caudais recolhidos nas fossas particulares, sendo que todos os clientes das Águas do Ribatejo teriam um tarifário comum. Esta seria a solução desejável, contudo só a avaliação dos custos envolvidos possibilitará uma decisão informada.

4 comentários:

  1. Pena tenho. que a revisão do tarifário tenha sido alterada e de tal forma que passou de 18,40 (o que cobrava a CMSM) para 72,75, ou seja 4 vezes mais.
    Pelo que li e compreendi, quem necessita de limpeza de fossas, passa a pagar tanto como quem tem rede de esgotos, mas na realidade não é a mesma coisa, pois tem sempre o incomodo de requisitar o serviço e esperar que o mesmo seja prestado. Além disso a alteração à tarifa estava prevista para Maio, mas pelo pagamento feito esta sexta feira dia 27, de 72,75, parece-me que o o mesmo já foi actualizado. Será? Ou haverá outro aumento em Maio de 2015. O Justo e o correcto seria baixarem os tarifário, e não aumentarem, tal com fazem com a redução do vencimentos.
    Realmente, não sei para que servem as Parcerias Publicas. A meu ver, não estão a servir melhor a população e o pouco que fazem é à custa do pagamento elevado do utente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que tento explicar acima é que foi exactamente pelo que conta que pedi uma reunião de emergência dos Presidentes da Câmara. Essa reunião aconteceu na 5ª f passada e nela foi decidido que as juntas de freguesia continuam a prestar o serviço como antes sucedia e que oportunamente (talvez a partir de Maio) o que as pessoas pagam a mais á empresa Águas do Ribatejo é apenas a taxa variável que pagam os cidadãos com rede, ou seja, mais 3 ou 4 €. Portanto a partir de 2ª f já pode voltar a requisitar o serviço de limpeza na junta de freguesia e pagará o que antes pagava, quatro vezes menos como diz do que lhe foi cobrado na empresa das Águas do Ribatejo.

      Eliminar
    2. Se ficou decidido na reunião de 5ª feira, 26/02/15 que o serviço ia continuar a ser prestado como antes, porque razão não foi dada essa informação, ao meu marido Rogério Sá, na 6ª feira, 27/02/15?
      Haverá hipótese de regularizar a situação da taxa paga, uma vez que o pedido já foi feito e o mesmo será prestado amanha, 2ª feira, 02/03/15?
      Grata por toda a atenção dispensada.

      Eliminar
    3. Não sei responder á sua questão. O que lhe posso dizer é que se o serviço for requisitado ás Águas do Ribatejo eles o farão pelo preçário que têm. E se o serviço for solicitado á Junta de Freguesia eles agora já o podem voltar a fazer pelo preçário que praticavam antes.

      Eliminar