quarta-feira, 23 de março de 2011

ISENTAR OU DISPENSAR


Na última reunião da Câmara Municipal, tal como já vem acontecendo em muitas das reuniões anteriores, fica muito evidente ao olhar de todos, o pouco que a maioria BE vem fazendo no nosso concelho, daí que as Ordens de Trabalho das reuniões da Câmara tenham, regra geral, pouco ou nenhum interesse.
Os assuntos que o BE quer tratar na Ordem do Dia pouco mais são que aprovar isenções de taxas ao trabalho das nossas Associações e Comissões de Festas. Noutros casos, nesta reunião nem isso, validamos também pareceres técnicos sobre loteamentos e as suas infra-estruturas.
Infelizmente isto demonstra que o concelho tem uma liderança autárquica que está mais vezes ausente que presente. Já não há chama, nem entusiasmo.
Em Salvaterra de Magos a Câmara já só reúne 2 vezes por mês – alguns outros concelhos reúnem todas as semanas – e mesmo assim o que nos é proposto estudarmos e debatermos em prol da qualidade de vida neste concelho é DISPENSAR de taxas aquilo que os nossos cidadãos vão fazendo nas suas organizações recreativas e desportivas.
A continuar assim corremos o risco de os próximos a DISPENSAR serem os próprios autarcas.



  • Podíamos debater um projecto integrado de desenvolvimento económico e promoção do emprego;
  • Podíamos envolver as pessoas e os autarcas na alteração e na revisão que o PDM e o seu regulamento há muito precisam;
  • Podíamos lançar as bases para um projecto cultural;
  • Podíamos definir e priorizar os investimentos futuros em infra-estruturas desportivas;
  • Podíamos rever a carta educativa do concelho em face dos investimentos feitos e em curso, perspectivando o futuro das nossas crianças que não vão beneficiar destes equipamentos (Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo, Granho e Muge);
  • Podíamos estabelecer o caminho a seguir para reabilitar a rede viária que a maioria na Câmara deixou degradar;
  • Podíamos reflectir e definir como resolver, no tempo, os problemas de drenagem pluvial que todos os anos afectam e prejudicam o concelho. Etc, etc.

Apesar do esvaziamento de conteúdos que a maioria reserva para as reuniões de CM, em resultado da incapacidade que já revela para inovar, para criar, para ser um dos motores da dinamização concelhia, os vereadores eleitos em listas PS vão continuar, no período antes da ordem do dia, a procurar ajudar com as suas críticas e sugestões, a fazer mais e melhor. Nós não vamos desistir do concelho e dos que aqui vivem!

2 comentários:

  1. Promoção do emprego? Onde? Agricultura? Supermercados? Câmara Municipal? É que no concelho são praticamente as únicas hipóteses de emprego se não mesmo as únicas, sendo esta última cada vez menos em quantidade e cada vez mais dependente de "tachos". Onde andam as oportunidades de trabalho para pessoas qualificadas? Só se for na CM para algumas áreas e, ainda assim, andam lá a regredir intelectualmente porque não exercem minimamente as funções para as quais adquiriram competências.

    E que tal promover/criar condições para que empresas das mais diversas áreas se instalem no concelho? Estamos numa localização privilegiada, muito perto de Lisboa e com bons acessos, que tal a criação de um núcleo empresarial? Será assim tão complicado? Não sei a resposta a esta questão, digam-me vocês...

    ResponderEliminar
  2. A candidatura socialista à autarquia defendeu em 2009 a criação de uma Área Empresarial nos Foros de Salvaterra, junto ao nó da A13, beneficiando da ligação que esta via garante à A1, à A2, à A10 e à A6.
    O que fez a governação BE. Comprou (ficou a dever, pois quem o vai pagar são as gerações futuras) um terreno em Muge, com 10 ha, por 1.100.000 €. Precisamente a única freguesia onde já existia uma Zona Industrial semi-ocupada e onde o PDM garantia já que em duas parcelas de terreno nada mais se faria que, quando necessário, novas áreas industriais.
    Conseguimos incluir no Plano de Actividades da Câmara Municipal para 2010 esta intenção de se vir a adquirir um terreno nos Foros de Salvaterra.
    O que fez o BE não investiu um cêntimo nesta ideia, nem investiu um cêntimo na ias infraestruturas do tal terreno que ficou a dever em Muge.
    Assim, nada pode acontecer.
    Em campanha o BE falou em empregos, centenas nos Foros de Salvaterra, depois das eleições nem um emprego foi criado.
    Em campanha o BE falou em dezenas de empregos na Glória, depois da campanha nem um emprego foi, por enquanto, gerado.
    Tem faltado visão, tempo e esforço para se tentar fixar empresas e criar empregos.
    Ante vivíamos isolados do País pois a única ligação que tínhamos era a estreita ponte de Benavente. Treze anos depois estamos na mesma, mas entretanto o País fez a A13, fez uma nova ponte em Benavente, fez a ponte Salgueiro Maia e fez a ponte da Lezíria.
    A nossa Câmara não o soube até agora aproveitar.

    ResponderEliminar