sexta-feira, 4 de março de 2011

CONCHEIROS DE MUGE A MONUMENTO NACIONAL

É com inegável satisfação que lemos no Comunicado do Conselho de Ministros de 3 de Março, ontem, quinta-feira, que o Conselho de Ministros, reunido na Presidência do Conselho de Ministros, aprovou um Decreto que procede à classificação como monumento nacional, entre outros, dos Concheiros de Muge (Cabeço da Amoreira, Cabeço da Arruda e Moita do Sebastião).


(clicar em cima para visualizar melhor)

Estamos convencidos que este será um dos primeiros passos para conseguirmos criar um espaço museológico que mostre, estude e interprete a pré-história, nomeadamente o período Mesolítico de que os Concheiros são uma das mais ricas fontes de obtenção de informação [ver post de 21-01-2011], mas onde também tenham lugar outros achados arqueológicos, designadamente na zona do Sabugueiro onde já se fez, pelo menos, uma escavação.

3 comentários:

  1. O povoado pré-romano do Porto do Sabugueiro, foi descoberto na década de 60 , pelo o Dr. Bairrão Oleiro.
    Dos materiais descobertos à superficie, destacam-se tesselas policromaticas de pavimento de mosaico, anforas e moedas romanas, e um escaravelho egipcio(em cerâmica).
    Existe pelo menos uma casa romana de grandes dimensões(villa),fornos, para além da ponte romana.
    A sua localização junto ao tejo, é um importante vector económico no que refere às trocas comercias com outros povos do mundo mediterrâneo.
    Trata-se pois de uma importante estação arqueológica, "virgem", a descobrir,e a estudar!

    ResponderEliminar
  2. Nas margens do passado: "os concheiros de Muge"
    Em exposição aberto ao público até dia 30 Março, na Capela do Paço Real em Salvaterra de Magos.
    mais info:
    http://ml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/msg10801.html

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde

    Sou cidadão português,não sendo ribatejano. Todavia, gosto de arqueologia. Verifico, com algum espanto, que ABUNDAM referências - em blogues, na página da Câmara de Salvaterra e em outros locais, sobre os CONCHEIROS de MUGE SEM QUE HAJA QUALQUER MAPA ITINERÁRIO/ IDENTIFICATIVO disponível do local na Internet. Ao procurar informação neste aspecto, para realizar visita ao local... ZERO!
    NÃO SE PERCEBE tamanha INSENSIBILIDADE,FALTA DE PERSPICÀCIA OU FALTA DE ATITUDE - não sei de que responsáveis do concelho- para ENALTECER o PATRIMÓNIO e DIVULGá-LO, ESTRATEGICAMENTE E DEVIDAMENTE A QUEM NÃO È DA REGiÃO.
    Verdade seja dita que, infelizmente, é algo vulgarizado pela esmagadora maioria das autarquias deste país: falta de CUIDADO E RIGOR a organizar informação histórico/cultural que promove as respectivas regiões.
    Fica a sugestão crítica.
    Muito obrigado pela oportunidade
    J.F.

    ResponderEliminar