quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

UM BLOCO QUE AGONIZA... SEM MEMÓRIA

Vala Real, Salvaterra de Magos (junto à Ponte de Madeira)

O actual executivo camarário tem feito um esforço tremendo para limpar e cuidar do concelho de Salvaterra de Magos. Não foi só a Ponte de Madeira, nem os valados da Vala Real, junto ao Picadeiro Municipal ou no Bico da Goiva, foram também a Barragem de Magos e as margens do Rio Tejo - Praia Doce, Cais da Palhota e Pinheiroca.
Ampliámos o serviço de recolha de RSU's, incrementámos o número de lavagens dos contentores e criámos, como já aqui referimos, serviços de recolha de lixos porta-a-porta e de remoção de ramagens, entulhos, mobílias e outros resíduos que são depositadas junto às plataformas onde estão os contentores.

Isto foi o que o BE deixou e depositou em terrenos públicos, junto às margens do Rio Tejo

Isto foi o que o executivo do PS teve de limpar (Ponte da Madeira)

Isto é o que temos para oferecer agora, Ponte da Madeira (Salvaterra de Magos)

Num absurdo ataque ao actual executivo camarário - que tem feito o esforço gigantesco que as populações reconhecem e acarinham - a coordenadora local do BE veio com uma Nota de Imprensa criticar o estado em que se encontra a Estação de Transferência de Marinhais - que o anterior executivo camarário não soube criar, preferindo antes abandonar os lixos junto ao Rio e às valas - enfatizando a falta de vedação, a inexistência de um horário de funcionamento, a contaminação dos solos com óleos (uma inverdade) e a desarrumação. 
Depois dos recortes de jornais que atrás recordei e das fotos de como o BE deixou o concelho, é preciso não ter o mínimo de pudor para afirmar: "Este executivo demonstra total incúria e incapacidade para cuidar do ambiente do concelho de Salvaterra de Magos".

Estação de Transferência de Marinhais. 
(Só com a ajuda das pessoas e a devida separação dos lixos (ramagens, relva, troncos de árvore, plásticos, vidros, "monstros" e pequenas quantidades de entulho) podemos manter este local a funcionar)

A resposta àquela Nota de Imprensa BE:



NOTA DE IMPRENSA
As preocupações ambientais do atual executivo camarário

A coordenadora do BE de Salvaterra de Magos e os seus autarcas permitiram que durante década e meia o concelho de Salvaterra de Magos fosse alvo de todo o tipo de atentados ambientais que se possa imaginar.
A anterior gestão camarária liderada pelo BE deixou que as margens do Rio Tejo e da Barragem de Magos, e as bermas dos caminhos florestais e valas pluviais fossem conspurcadas por todo o tipo de resíduos sem que se tivesse disponibilizado a limpá-los.
Este executivo do PS, que leva apenas 2 anos de mandato, já limpou por 2 vezes a Barragem de Magos em processos para os quais mobilizou a população, já limpou e colocou à disposição das pessoas locais como o Bico da Goiva, a Praia Doce, o Cais da Palhota, a Pinheiroca, os Valados da Vala Real e a envolvente da Ponte da Madeira, em Salvaterra de Magos, de onde muitas toneladas de lixos e resíduos foram levadas a aterro sanitário.
É este executivo camarário do PS que está a limpar um concelho que esteve durante muitos e muitos anos sujo e desleixado.
É este executivo camarário do PS que criou um serviço porta-a-porta de recolha de monos, mobílias e resíduos vegetais.
É este executivo camarário do PS, com a ajuda das Juntas de Freguesia, que criou um serviço periódico de recolha e transporte de resíduos para a estação de transferência de Marinhais.
É este executivo camarário do PS que pôs a funcionar aquela estação de transferência (que nunca antes trabalhou) e que ali seleciona os lixos e os vai entregar a destino final, triturando ou queimando, fora do período critico, os de origem vegetal de acordo com os critérios definidos pela Proteção Civil Municipal e pelos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos.
É falsa a afirmação de que haja bidões de óleo a conspurcar os terrenos.
São pois ridículas e falsas as afirmações da coordenadora do BE de Salvaterra de Magos, que durante anos a fio se revelou impotente e incompetente para cuidar do ambiente em Salvaterra de Magos, como foi eleitoralmente demonstrado.
É caricato e de um oportunismo bacoco que estando este executivo do PS a dar passos no sentido da resolução dos muitos problemas que se nos colocam pela inércia anterior, que sejamos acusados por aqueles que nada fizeram de o estarmos a fazer, ainda que não tenhamos conseguido ter tudo como gostaríamos que estivesse.
O BE Salvaterra de Magos e a sua liderança local vão continuar a “denunciar” o que não fizeram, nós vamos continuar a fazer o que nos é possível para corrigir todas as situações que nos deixaram por resolver.

Salvaterra de Magos, 26 de janeiro de 2016

O Presidente da Câmara Municipal

(Hélder Manuel Esménio)

Sem comentários:

Enviar um comentário