sábado, 16 de agosto de 2014

UM GRANDE SUSTO...


Ontem, por volta das 16.30 h, foi recebido um alerta de ignição de um fogo florestal junto à Estrada da Serra em Marinhais. O forte vento que se fazia sentir (rajadas que ultrapassavam os 50 Km/h) fez com que as chamas evoluíssem muito rapidamente em direcção à Glória do Ribatejo, atravessando mesmo a auto-estrada A13 (que foi cortada) e ladeando a via féria que liga o Setil a Vendas Novas, o que obrigou à interrupção da circulação dos comboios até por volta das 22 horas.


Ao chegar ao posto de comando das operações, que estava localizado nas Janeiras de Baixo (Glória do Ribatejo), fui informado de que no terreno estavam mais de duas centenas de homens, apoiados por quatro dezenas de viaturas, 2 helicópteros e 2 aviões. 
Na altura o fogo estava nos pequenos quintais e hortas que ladeiam as habitações junto à Est. da Ribeira, próximo das antigas instalações da RARET, o que deixava algo apreensivos os bombeiros e os populares. Felizmente foi possível salvar todas as habitações!

2º Comandante CODIS, José Guilherme
 Paulo Dionísio o futuro comandante dos BVSM

Para fazer face às necessidades no terreno foram deslocadas duas rectroescavadoras do Município, cada uma delas acompanhando as frentes do incêndio, em Marinhais e na Glória do Ribatejo.


As três dezenas de Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, as suas 4 viaturas de combate a fogos, a cisterna com capacidade para quase 40.000 litros de água e vário outro equipamento estiveram muito rapidamente a trabalhar no terreno, mas foram ajudados - tal a velocidade com o fogo se propagou - por corporações do distrito e por várias outras vindas oriundas de Portalegre, Leiria e Lisboa.


Quatro horas depois o incêndio foi dado por controlado sendo de esperar largas horas de vigilância para evitar reacendimentos.


Depois do ponto da situação feito à comunicação social, iniciou-se o processo de alimentar, rotativamente, todos os operacionais que estavam no terreno.


Ainda por volta das 23 horas, em Marinhais e na Glória do Ribatejo eram bem visíveis chamas rapidamente combatidas pelos bombeiros que estavam no terreno.


É importante que agradeça a todos os operacionais que estiveram no local - bombeiros, GNR, protecção civil municipal, funcionários da autarquia, empresários de Marinhais e Glória do Ribatejo, principalmente, que disponibilizaram máquinas e equipamentos, gasóleo, pneus, etc. Um agradecimento ainda às populações mais atingidas porque souberam manter a calma e ajudar os bombeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário