quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SETIL/CORUCHE - A BUSCA DA VERDADE


Em face das notícias vindas na comunicação social dando nota de que a CP pretendia o encerramento do transporte de passageiros na linha de Vendas Novas - ligação Setil/Coruche - os vereadores socialistas manifestaram, na última reunião de Câmara (ver post de 6 de Janeiro) a sua preocupação, solicitaram a indicação dos números de pessoas transportadas por cada horário do comboio e pediram à Câmara que tudo fizesse para evitar o encerramento puro e simples daquele serviço ferroviário.
Infelizmente os acontecimentos precipitaram-se e a Srª Presidente da Junta de Freguesia de Marinhais informou-nos, na passada 6ª feira, dia 14 de Janeiro, que a CP já tinha confirmado por escrito que o encerramento se daria a 1 de Fevereiro.
Intrigado com aquela decisão, logo no início da tarde desse mesmo dia, contactei o Sr. Presidente do Conselho de Administração da CP questionando-o quanto à legalidade da decisão. O que está protocolado é que o serviço - no mínimo - tenha a duração de dois anos, logo tem que chegar a Setembro de 2011. Reproduzo seguidamente o texto do email que enviei.

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Em resposta, o Conselho de Administração fez-me uma longa resenha do desenvolvimento dos factos, onde deixa inequívoco que foi o incumprimento por parte das Câmaras Municipais dos pagamentos das facturas mensais devidas à CP (e que de acordo com o Protocolo deviam ser pagas com o atraso máximo de 2 meses), que justificou a decisão de SUSPENDER o serviço de transporte. Não é invocada qualquer outra razão.
Em síntese, as Câmaras têm meses e meses de atraso, e até à passada 6ª feira só a Câmara Municipal de Coruche tinha deixado claro qual o Plano que assumia para regularizar as facturas em falta. As Câmaras Municipais do Cartaxo e de Salvaterra de Magos desde 1 de Outubro nada tinham respondido. Curioso é também poderem ler que desde 7 DE DEZEMBRO que as Câmaras Municipais sabiam do encerramento e aquelas duas Câmaras faltosas nada fizeram para evitar o problema.

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NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA dão conta de que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, depois de saber o conteúdo do ofício que acabaram de ler, enviou, alegadamente, na passada 2ª feira, dia 17 de Janeiro, o tal Plano de Regularização da dívida e procedeu ao pagamento de algumas das muitas facturas em atraso.
Creio que todos lamentamos que a maioria BE tenha escondido estes factos da população, instigando-a até contra a CP, mas quero crer que devido à acção que desenvolvemos de busca da verdade e da subsequente denúncia da situação, a maioria no executivo foi "empurrada" para começar a honrar os compromissos que assumiu e assinou e que, desta forma, será possível renegociar com a CP, evitando a suspensão do serviço no próximo dia 1.
Se assim for, valeu a pena o empenhamento dos autarcas socialistas na resolução de mais um problema que afectaria a nossa população! 

4 comentários:

  1. Sr Engº gostaria de o felicitar pelo seu interesse em apurar a verdade dos factos, o que lhe permite defender as suas posições com documentos que neste caso mostram factos absolutamente indesmentíveis. Isto é um verdadeiro trabalho de oposição politica embora mantenha sempre uma faceta politica que por inerência não trata os factos na sua totalidade mas apenas nos iens que são favoráveis. Penso que o caso mostra quem são os mentirosos e consequentemente quem são os enganados. Admira-me que a CMSM que se orgulha de honrar os seus compromissos, tem esta atitude face a um fornecedor e mente de forma descarada aos utilizadores deste serviço instigando-os a tomarem atitudes de defesa do Incumpridor. Deste assunto também ressalta o facto de que a CMSM está a financiar o transporte de alguns com o dinheiro de todos o que por si me parece absolutamente injusto pelo que importaria aqui conhecer-se o nº de utilizadores do Concelho de Salvaterra deste serviço e qual o rácio Custo/utilizador por forma avaliar-se a pertinência de manter o serviço para lá da data em que termina o referido contrato que terá óbviamente de ser cumprido pela CMSM até ao dia em que expira (Setembro de 2011 de acordo com a informação exposta no POST)embora possa não ser renovado por questões de custo que óbvaimente devem ser explicadas ás populações com verdade embora esta verdade possa custar alguns votos.

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  2. Caro(a) EA concordo absolutamente consigo. Não fiz nenhuma análise parcial. Há um incumprimento dos municípios relativamente a um Protocolo que subscreveram. Esse foi o facto que pretendi apurar, embora como verá pelo post de amanhã o incumprimento seja um pouco menor do que aquele que a CP aqui noticiou, o que também permite antecipar o rigor da gestão naquela empresa pública! Antes de saber que o serviço podia ser suspenso por atraso dos municípios nos pagamentos, na última reunião da CM, eu e o vereador João, pedimos à CMSM nos fornecesse os dados que obtivesse da CP relativamente ao nº de passageiros por horário de cada comboio. Pois sabendo isso podíamos tentar reduzir os prejuízos, reduzindo as ligações a Lisboa menos pretendidas. Não é aceitável um prejuízo mensal por Cãmara de cerca de 8.000€, mas talvez seja possível reduzir estes valores e incrementar mais a utilização do comboio, só que para isso era preciso que os autarcas trabalhassem e de preferência em conjunto. Vamos ver o que acontece! Recomendo a consulta do post de amanhã.

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  3. Esse dinheiro seria mais bem gasto com o transporte dos alunos das escolas do nosso concelho.
    Isto vai de mal a pior.
    Gostava de saber a sua opinião e já agora a da dita, pois até agora nada foi dito de significativo quanto a prioridades do gasto do dinheiro do POVO.
    8000 € por mês é muita fruta, ou melhor muito transporte de crianças não acha ??????
    Mais valia não pagar e gastar este dinheiro com o transporte das crianças.????

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  4. A Câmara Municipal assinou um Protocolo e deve honrá-lo até ao fim da sua vigência (Setembro, 2011). Até lá deve procurar em articulação com os demais parceiros encontrar uma solução que reduza substancialmente o custo deste serviço que é feito àqueles que aqui não encontraram trabalho e têm de o fazer na zona de Lisboa. Merecem por isso o nosso respeito.
    Talvez seja possível alcançar dois objectivos em simultâneo - diminuir os custos, reduzindo o número de comboios em cada sentido, e manter os horários que são mais úteis àqueles trabalhadores. Era importante saber também - para a decisão que vai ter de ser tomada em setembro - se há mais pessoas que possam vir a usar no curto prazo este transporte, até pelos custos crescentes das ligação em rodovia.

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