quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

BOICOTE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS



Distribuído de forma anónima surgiu ontem nas caixas do correio, nas ruas e em estabelecimentos do Granho o comunicado que seguidamente se reproduz, apelando ao boicote do acto eleitoral do próximo domingo, naquela freguesia.

(clique em cima para visualizar melhor)

A decisão de boicotar actos eleitorais é um erro do ponto de vista da prática democrática, pois somos nós próprios a excluir-nos do exercício de um dos direitos que conquistámos com o 25 de Abril de 1974.
Mas pergunto-me, o que mais pode fazer o povo de Muge e do Granho?! São populações ordeiras, gente de trabalho e com muitos idosos.
O que podem os seus autarcas, os seus Presidentes de Junta fazer para denunciar a injustiça que estão a sofrer?!
Os Postos de Saúde fecharam por falta de médico. Foi-lhes prometido que reabririam logo que se arranjasse médico.
Há semanas e semanas que pessoalmente contactei a Drª Luísa Portugal, responsável pelo sector da saúde na nossa região, informando-a de que tinha conseguido arranjar um médico com disponibilidade para reabrir aquelas extensões de saúde e, até agora, NADA!
Ou seja, pelo menos aparentemente, aquela responsável disse uma coisa e está a fazer coisa diferente. Isto é o pior que se pode fazer ao Povo!... è desrespeitá-lo.


Assim sendo como posso criticar a reacção que esse mesmo Povo possa vir a tomar?!
Gostaria que as coisas se resolvessem de maneira diferente, aliás como foi prometido.
O médico - sei, porque voltei a falar com ele - continua disponível.
Quanto àquilo que as populações de Muge e Granho resolverem fazer eu compreendo-as e vou estar com elas, a sua angústia é mais do que justificada.

6 comentários:

  1. que tal usarem o dinheiro que a câmara diz que vai pagar à cp, um comboio que só 3 ou 4 pessoas devem usar... e contratar um médico??!! isso seria mais útil ás populações.. e seria serviço social. uma causa apoiar..

    ResponderEliminar
  2. Os custos com o transporte ferroviário de passageiros tem de descer substancialmente, eventualmente mantendo apenas uma ou duas ligações em cada sentido, o que poderá ajudar quem só conseguiu encontrar trabalho fora do nosso concelho, onde as oportunidades não abundam. Todas as soluções que permitam resolver o problema da falta de um médico no Granho e em Muge são naturalmente positivas. Foi por essa razão que os vereadores socialistas logo que conseguiram "convencer" um para exercer essa função indicaram o seu nome à responsável pela saúde a nível regional (Drª Luísa Portugal). Infelizmente ele ainda não está a trabalhar. Burocracias (ou desleixo) que não se compreendem, quando há tanta população sem médico de família.

    ResponderEliminar
  3. A situação no Granho e Muge é a consequência dos 36 anos de incompetência governativa. Estas populações, trabalham e descontam, como qualquer outro português. Não entendo como é que, no inicio do século XXI, ainda existem pessoas sem médico de familia, sendo ele, um Direito Básico, consagrado na Constituição da República. Não entendo ainda mais, quando sei que a Extensão de Saúde do Granho, foi recentemente requalificada.Deve ser por isto que o governo, tem demorado tanto tempo a construir uma Extensão de Saúde nos Foros de Salvaterra. Isto é, vão construir e depois tiram o médico às populações, ficando assim, um Posto de Saúde novo, sem qualquer uso.

    E já agora, aproveito para dizer, que o Boicote no Granho, é inteiramente justificado e compreensivel. Eu apoio!!!

    ResponderEliminar
  4. Tive oportunidade de o dizer hoje no Granho: "Enquanto não for provado que é mais barato para o País ter toda a população do Granho e a de Muge a deslocarem-se [a gastar combustível, a usar as rodovias, a poluir e a gastarem tempo] para ir a um médico, em vez de ter um único funcionário [no caso médico] a deslocar-se para evitar as deslocações das populações, é um absoluto disparate o encerramento daquelas extensões de saúde".
    Não tenho por ora nada mais a acrescentar.

    ResponderEliminar
  5. Resido em Muge, e quando questionei a funcionária do Centro de saúde, onde me dirigir, caso precisasse de uma consulta, se à Glória se a Marinhais, ela me disse que a nenhum dos dois, pois até novas informações, ficamos sem médico de família...A minha pergunta é:
    - Os meus descontos mensais assim como os meus impostos, não justificam o meu Direito Constitucional?
    Nota de rodapé: O médico que vai ao Centro de Dia, conforme foi em algum meio de comunicação, citado pelo PJ de Muge, é pago pela Instituição, é particular...

    ResponderEliminar
  6. E só para que conste, se as eleições autárquicas fossem agora, teria o meu voto. E peço desculpa por ter errado de candidato(A!) nas últimas...

    ResponderEliminar