sábado, 22 de janeiro de 2011

DATAS A RETER (em Janeiro)

(José Gameiro)

(in http://historiadesalvaterra.blogs.sapo.pt/ de José Gameiro)

Outrora aconteceu, em Janeiro:

* No dia 21, de 1661 – Andando Portugal em guerra com Espanha, neste dia houve um encontro de tropas, onde as forças portuguesas, ganharam a contenda. Neste embate, foram aprisionados, como “símbolo de vitória”, três estandartes. D. Afonso VI, estando em Salvaterra de Magos, doou um deles à Igreja da vila, outro à nova Igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Santarém e, um outro à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Lisboa.
* No dia 4, de 1849 - Em Salvaterra de Magos, nasceu o Dr. Gregório Fernandes, numa casa perto da torre da Igreja, onde mais tarde, foram colocadas placas de homenagem.
* No dia 13, de 1932 – Faleceu em Salvaterra de Magos, Francisco P. Albano Gonçalves, boticário muito estimado pelo povo que nascera em Lisboa no dia 12 de Fevereiro de 1845.
* No dia 1, de 1987 - O Município de Salvaterra de Magos, prestou homenagem ao Maestro/Musico António Paulo Cordeiro.
* No dia 19, de 1951 – Foi fundada a Sociedade Columbófila Salvaterrense (Acta Nº2 da SCS)
* No dia 24, de 1989 – Faleceu em Marinhais Jerónimo Duarte da Fonseca, nascido em Salvaterra de Magos em 15.10.1915. Foi farmacêutico, inventor e autarca (vereador) no município de Salvaterra.
* No dia 29, de 2006 – Era domingo, estava muito frio, a chuva caía intensamente, pelas 13,00 horas engrossou dando lugar a farrapos de neve, sendo mais visível em Foros de Salvaterra. Em algumas zonas daquela Freguesia (Várzea Fresca), na segunda-feira de manhã, ainda lá existiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário