quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CABEÇO DA NOGUEIRA


O Cabeço da Nogueira na Glória do Ribatejo, depois de receber trabalhos de investigação arqueológica que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos custeou em grande medida, tem agora em curso obras de melhoria da rede viária.


Como as fotos anteriores evidenciam a existência de muita pedra solta prejudica o acesso automóvel ao Cabeço, daí que os moradores no local desejem a pavimentação de pelo menos um dos arruamentos de acesso.


Face às inclinações em jogo e à pequena largura da faixa de rodagem uma boa solução técnica seria o seu revestimento a betão. Contudo, as disponibilidades financeiras do Município não o permitem de momento. Sendo assim - e porque a época das chuvas se aproxima - resolvemos testar uma outra solução técnica, seguramente não tão eficaz mas com menores custos financeiros!


Temos estado a aplicar no local uma camada de saibro, seguida de um revestimento a toutvenant, devidamente regado e compactado. 
Vamos tentar que a inclinação transversal do arruamento permita o escoamento das águas pelo meio da faixa de rodagem, o que permite aproveitar a largura total do caminho. 
As primeiras chuvadas mostrarão se se trata de uma solução com alguma valia que, a resultar, vai exigir uma muito atenta conservação!...

Sem comentários:

Enviar um comentário