segunda-feira, 11 de abril de 2016

LEMBRAR A ASSEMBLEIA CONSTITUINTE E O FIM DA GUERRA COLONIAL


Celebramos este ano a passagem dos 40 anos sobre a data em que foi aprovada, na Assembleia Constituinte, a Constituição da República Portuguesa depois de finda a ditadura que durante quase meio século governou Portugal.

Carminho e Vicente

Este concelho já teve 4 deputados eleitos para a Assembleia Constituinte e para a Assembleia da República, a saber:

  • Rui Cordeiro (à direita na foto abaixo) na Assembleia Constituinte (1975-1976);
  • Alexandre Monteiro (ao centro na foto abaixo) - (1983/1985);
  • José Manuel Gameiro (1987/1991);
  • Nuno Mário Antão (à esquerda na foto abaixo) - (2005/2009)


Um ano após o 25 de Abril, no dia 25 de Abril de 1975, decorreu o primeiro processo eleitoral livre e democrático pós ditadura que elegeu, pelo círculo eleitoral de Santarém, entre outros, Rui Manuel Mendonça Cordeiro.


Uma singela homenagem da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos ao primeiro deputado do nosso concelho, quando se assinalam 40 anos da Constituição e do Poder Local livre e democrático. Mantém-se patente na Biblioteca Municipal, em Salvaterra de Magos, até final do mês uma exposição alusiva ao tema.


O tema da "Guerra Colonial" está exposto no Edifício do Cais da Vala em Salvaterra de Magos, onde podem ser vistas fotografias de Américo Estanqueiro que mereceram o apoio e o reconhecimento da Fundação Mário Soares.

Banda da Sociedade Filarmónica de Muge

Américo Estanqueiro


Uma visão pessoal que o fotógrafo quis partilhar connosco de uma Guerra (na Guiné) que afectou gerações em Portugal. Uma exposição a ser vista até 30 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário