terça-feira, 1 de março de 2016

112 ANOS DO COMBOIO EM MARINHAIS


No passado sábado o Mercado de Cultura de Marinhais recebeu a Exposição "112 anos do comboio em Marinhais", assim como a merecida, mas singela, homenagem a três das últimas guardas da passagem de nível - Maria Emília, Vicentina e Maria da Luz. Reproduzo de seguida o teor da intervenção que proferi na altura.


Quero começar por agradecer a vossa presença e também às entidades e pessoas que tornaram possível a realização desta exposição, entre elas: Museu Nacional Ferroviário, AMAR em especial na pessoa da D. Alice Calçada, Sr. Carlos Pinheiro, antigo ferroviário filho de uma das guardas de passagem de nível que hoje saudamos e ao Grupo de Danças e Cantares "Os Lusitanos de Marinhais".


A exposição "112 anos do comboio em Marinhais" relembra a importância da chegada do comboio ao nosso concelho e o seu contributo no desenvolvimento económico e social da freguesia de Marinhais.
A chegada do caminho-de-ferro revolucionou o transporte de pessoas e mercadorias, pois era um meio de transporte rápido e seguro.


A linha Setil - Vendas Novas foi inaugurada em 14 de Janeiro de 1904 e contou com a presença do Rei D. Carlos e da sua comitiva, o que revela a importância que esta linha tinha pois contou com a presença do monarca, que decidiu ainda atribuir o nome de sua mulher à ponte férrea sobre o Tejo, em Muge, a ponte Rainha D. Amélia.
Esta exposição para além de abordar a nostalgia e a magia das viagens de comboio, quando a estação de Marinhais se enchia de gente que manhã cedo apanhava o comboio e seguia para o trabalho, tem também o propósito de homenagear figuras que foram fundamentais na manutenção e segurança da linha férrea, e que nem sempre a História lhes faz a devida referência - as guardas de passagem de nível.


A sua acção foi de extrema importância quer para a circulação dos comboios como para a segurança de todos aqueles que atravessavam a linha.
O Município de Salvaterra de Magos reconhece o trabalho valoroso e valioso das guardas de passagem de nível e decidiu fazer esta singela homenagem às três últimas guardas que ainda estão, felizmente, entre nós: Maria Elvira, Vicentina e Maria da Luz. Obrigado e bem hajam pelo vosso contributo para o desenvolvimento de Marinhais.

Sem comentários:

Enviar um comentário