(1º de Maio, 1974)
Tudo começou em 1886 com uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA.
A 20 de Junho de 1889, em Paris, a Segunda Internacional Socialista decidiu passar a convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.
Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse desfecho dramático acaba por contribuir para o reforço da importância da data como um dia de luta dos trabalhadores, pelo que meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama o dia 1 de Maio como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
A França, em 1919, ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. No ano seguinte a Rússia adopta o 1º de Maio como feriado nacional, exemplo que acabaria por ser seguido, como sabemos, por muitos outros países.
Sem comentários:
Enviar um comentário