domingo, 25 de janeiro de 2015

ANIVERSÁRIOS NA GLÓRIA DO RIBATEJO


Na passada 6ª feira celebraram-se os 30 anos do Centro de Bem-Estar Social (CBES) da Glória do Ribatejo. Uma IPSS que tem evidenciado dinâmica, preocupação social e cujos projectos demonstram ambição.
Na intervenção inicial Rogério Monteiro, Presidente da Direcção, fez um breve relato histórico da vida da instituição e dos últimos investimentos realizados e apresentou algumas das ideias para o futuro: alargar o serviço domiciliário aos idosos para 7 dias por semana, ver aprovada pela Segurança Social a creche da Glória do Ribatejo e edificar um alojamento/lar para a 3ª idade, por este tipo de investimentos se imporem mais do que alguns que foram (ou serão) feitos na área do desporto. 
Neste particular, o Presidente da Assembleia Municipal, Francisco Madelino, exortou de algum modo as forças partidárias e a Câmara Municipal a tornarem prioritário investir neste tipo de obras (lares) - mais urgentes até do que a reabilitação do Hotel Jackson (Pátio das Colectividades) - pois é cada vez maior o envelhecimento da população, é cada vez menor a população disponível para cuidar deles e só estas estruturas poderão dar resposta às necessidades das famílias. 
O Director da Segurança Social de Santarém, Tiago Leite, assumiu o compromisso de brevemente estender ao CBES da Glória do Ribatejo a comparticipação para que seja possível o apoio domiciliário todos os dias da semana e afirmou que tudo faria para apoiar o arranque da creche.
O Presidente da Câmara, Helder Esménio, confirmou a preocupação do executivo com os jovens, a educação, a cultura e o desporto, lembrou que o concelho tem no terreno instituições particulares de solidariedade social em todas as povoações, que elas trabalham em equipa com o Município na detecção das situações de maior carência, que a Câmara Municipal no ano findo as apoiou com projectos visando o licenciamento de instalações e também financeiramente. Recordou a queda de receitas do Orçamento Municipal, a drástica redução de verbas na contratualização de fundos comunitários (menos de metade do QREN no que diz respeito aos montantes FEDER, aqueles que são utilizados para obras). Desafiou a instituição publicamente, o que já tinha feito em privado, a fazer projecto que possa ser aprovado pela Segurança Social, para edificar um lar, apresentar candidatura as verbas comunitárias que seguramente a Câmara Municipal e a comunidade local dariam o suporte necessário á parte que couber á componente nacional pagar. Congratulou-se ainda com a aparente disponibilidade/compromisso do Instituto da Segurança Social e agradeceu aos órgãos sociais, á Directora Técnica e demais colaboradores e a todos os que têm ajudado o CBES da Glória do Ribatejo em todos estes 30 anos.


No dia seguinte foi a vez do Glória Moto Clube comemorar o seu 21º aniversário, num jantar-convívio que aconteceu nas instalações da Casa do Povo da Glória do Ribatejo.

A continuar a aprender a tirar "selfies" :) - Vítimas: Vítor Monteiro (P. Junta) e Pedro Barros (Glória Moto Clube)

Parabéns a esta colectividade que a par da promoção dos desportos motorizados ainda tem preocupações sociais. Neste aniversário foi um apoio de 700 € a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos.

Sem comentários:

Enviar um comentário