(in http://historiadesalvaterra.blogs.sapo.pt/ de José Gameiro)
Há precisamente 90 anos, no dia 1 de Agosto de 1920, foi inaugurada (ver foto acima) a Praça de Touros de Salvaterra de Magos que se localiza junto à EN 118.
(in http://historiadesalvaterra.blogs.sapo.pt/ de José Gameiro)
Esta obra foi construída por um grupo de aficionados (Comissão Construtora da Praça de Touros) que depois a doou à Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos (instituição que data de 1666).
A Praça de Touros tem planta circular, alguns elementos estruturais e decorativos neo-árabes e capacidade para cerca de 3.900 lugares. Na década de 40, devido à acção de ventos ciclónicos, e por originariamente ter sido feita na maior parte em madeira (proveniente do pinhal do Escaroupim) houve necessidade de a reconstruir. A esposa do Conde Monte Real suportou o custo da construção das paredes enquanto Gaspar da Costa Ramalho pagou as despesas de construção de bancadas em cimento.
A tourada representa um Portugal atrasado, retrógrado, marialva, absolutista, burguês, anacrónico...
ResponderEliminarSigamos o exemplo de Espanha e avancemos para outros valores mais consonantes com a nossa civilização.
Tradições? Viva!
Touradas? Morte.
José Santos
Salvaterra
"...José Santos
ResponderEliminarSalvaterra..."
Será este José Santos mesmo de Salvaterra de Magos, ou é uma das muitas pessoas que foi para lá viver por força do destino? Julgo que se fosse natural de Salvaterra de Magos, teria outra formação ou será formação BE?